Estive pensando em como as pessoas tem a necessidade de criar ambientes aconchegantes em seus lares nos dias de hoje, para criar assim um pequeno refugio ao stress e correria do dia a dia nos centros urbanos.

Depois de um dia de trabalho, nada melhor que chegar no seu oasis particular? Não acham?

Muitas pessoas pensam na dificuldade de criar seu oasis num pequeno jardim ou até mesmo numa varanda. Para mim o grande segredo está em usar poucas e boas plantas, bem escolhidas e que causem o impacto desejado.

O uso de especies vegetais que causem um impacto, uma planta escultural, pode criar um efeito único e impressionar mesmo quando plantamos em apenas um vaso.

É o que eu chamo de usar as plantas com atitude!

Uma única planta escultural pode criar um impacto muito maior que o conjunto de varias espécies num pequeno jardim!

O mesmo acontece com um belo conjunto de vasos ao invés de enchermos de elementos uma pequena varanda.

Projeto: Alex Hanazaki

Olhem o efeito desta plumeria rubra, o jasmim manga, neste projeto de Alex Hanazaki, é fantástica, uma só planta diz tudo.

Projeto: Fernanda Pereira de Almeida

Este é mais um exemplo de poucas plantas, mas com efeito impactante nesse projeto que fiz para um pequeno jardim interno. Usei apenas cactáceas esculturais e seixos rolados marrons e pronto, consegui o efeito impactante que o cliente queria.

Projeto: Luciano Lacerda

Outro exemplo, é esse trio de vasos do paisagista Luciano Lacerda, usando a euphorbia de vários tipos e causando um efeito de “atitude”nesse pequeno espaço.

Projeto: Catê Poli

Adorei o uso desse trio de vasos vietnamitas com dasilírio pela arquiteta paisagista Catê Poli, criou um efeito impactante para essa entrada!

Projeto: Juliana Freitas

Este projeto da arquiteta Juliana Freitas, também faz o efeito plantas com “atitude”, com poucas e boas plantas criando esse efeito de aconchego nesse oasis urbano.

Projeto: Anni Verdi

Este é um exemplo de como um simples vaso com uma planta escultural (a romã) pode causar um grande efeito.

Enfim, após alguns exemplos, deixo a reflexão para vocês de como podemos, com pouco, transformar nossas casas, escritórios em oasis particulares! Basta escolher plantas que nos tirem o folego!

Até o próximo post!