Queridíssima dos paisagistas brasileiros, adorada por todos no Brasil e em muitos países do mundo, ela nunca saiu de moda e nem vai !!!
Estou falando da Costela de adão que leva o nome cientifico de Monstera deliciosa.
Para matar a curiosidade, o nome Costela de adão surgiu porque a folha parece mesmo uma
costela (foto aproximada abaixo) meio óbvio né?

Mas vocês sabem os porquês do nome científico?
Monstera é a palavra em latim para “monstruosa” devido ao formato e tamanho de suas folhas pouco comuns, é na verdade um Gênero que tem aproximadamente 60 Espécies mas, eu diria que a deliciosa é a mais famosinha !!!
Deliciosa porque ela oferece um fruto comestível, e por isso está na lista das PANC ́s (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que é considerado delicioso !!!
Com esse desenho de folha incrível elas destacam-se em qualquer lugar, seja um vasinho com uma única folha na água, seja em um jardim com um grande maciço de mudas.

Monstera deliciosa no jardim

Elas sobem, descem, se esparramam… aceitam poda tranquilamente, aceitam sol apesar de preferirem uma sombrinha fresca enfim, são seres sem “mimimi” e que não costumam exigir muito.
Assim vocês podem usar e abusar dessa planta, basta apenas o mínimo necessário como um substrato rico em matéria orgânica, regas frequentes que mantenham a umidade do solo e tutoramento, pois trata-se de uma trepadeira.
Um detalhe que vale comentar é que as folhas, na verdade toda a planta é tóxica e pode causar algumas lesões na pele.

Fruto da Monstera deliciosa

No entanto, o fruto é muito benéfico para a saúde, vejam o que diz a fonte O Herbalista:

 Rica em vitamina C: A vitamina encontrada na fruta, é ótima no auxilio da cicatrização de ferimentos, ajuda a manter a saúde do coração, auxilia na prevenção de doenças degenerativas e tem papel fundamental na metabolização de outros nutrientes.
 Protege da Anemia: Auxilia na absorção de ferro dos alimentos consumidos, o que é benéfico na contagem de glóbulos vermelhos e aumento da hemoglobina. Ao consumi-la você ajuda seu corpo a se proteger dos efeitos devastadores da Anemia.
 Fonte de Proteínas: Como fonte de proteínas, a Costela de Adão, ajuda seu corpo no aumento da imunidade e também na circulação sanguínea, digestão e metabolismo.
 Controle do peso: Com baixa quantidade de gorduras e uma adequada quantidade de carboidratos, o consumo da fruta pode auxiliar no controle e perda de peso.
 Rica em Fósforo: O Fósforo é um nutriente essencial, necessário para o funcionamento celular, regulação do cálcio, para manter ossos e dentes fortes e para fazer ATP (adenosina trifosfato) uma molécula que fornece energia para as nossas células.
https://o-herbalistabr.blogspot.com/2017/04/costela-de-adao.html

Monstera deliciosa em vasos

Monstera deliciosa subindo pela parede – planta trepadeira

E tem outras variações interessantíssimas como a Mini Costela de adão que não cresce tanto e não tem a folha tão grande, bem apropriada para vasos pequenos e cantinhos especiais da casa, ou a de folha variegata que é  maravilhosa e bem menos comum.

Monstera deliciosa variegata

Mas na minha opinião, a deliciosa não deveria reinar sozinha porque outras também têm seu charme, como é o caso da Monstera obliqua e tantas outras variedades…

Monstera obliqua

Monstera obliqua

E como se não bastasse a utilização nos jardins que só aumenta com essa moda toda, está cada vez mais frequente nos depararmos com as folhas dessas plantas em estampas de roupas, acessórios e objetos de decoração.


Por enquanto eu continuo fascinada e viciada nessas belezas tropicais mas, espero que a gente não “enjoe” de ver tanta costela-de-adão em nossas vidas !!!
Até nosso próximo PAPO !!!