Ter um lugar reservado para roupas de cama e banho é essencial para a organização da rotina da casa. Geralmente, quem cumpre esse papel é o roupeiro, um sinônimo do guarda-roupas que passou a ser usado, não só para o armazenamento de peças do vestuário, mas também de enxovais. Bem importante na funcionalidade e praticidade no dia a dia, existem diferentes maneiras de incorporar o roupeiro à casa, e também de organizá-lo para atender os moradores confortavelmente!

LOCAL

Como tudo que envolve os têxteis, o ideal é que fiquem longe do calor excessivo, umidade e poeira, portanto busque por um lugar que preserve suas peças, e que ao mesmo tempo fique à mão:

  • Área de circulação da parte íntima da casa: perto aos quartos e banheiros, esse é um dos melhores lugares para posicionar o roupeiro.
  • Lavanderia: para quem conta com uma área de serviço espaçosa, ela pode ser uma opção para armazenar essas peças, logo em seguida da lavagem e passadoria.
  • Dormitórios: pouco espaço? Que tal usar o próprio guarda-roupas para armazenar a roupa de cama e banho. Nesse caso, cada pessoa fica responsável pelos seus jogos e eles não correm o risco de se misturarem.
  • Banheiro: sabe-se que deixar toalhas molhadas no banheiro não é recomendado, mas as secas e limpas podem. É bem comum vermos no cômodo, armários para essa finalidade que são resistentes à umidade, ou até organizada em cestos. Fica rápido para o uso e troca.
  • Quarto infantil: esses itens para bebês e crianças podem ser guardados na própria cômoda ou armário do quarto, assim fica fácil de acessar e não se mistura com outras texturas ou cheiros.

O modelo? Bom, é possível mandar fazer um roupeiro em marcenaria planejada com prateleiras e portas, ou adquirir um móvel pronto com essas características. O importante é sempre analisar a dinâmica e estilo da sua casa antes de fazer qualquer mudança ou compra ;-)

ORDEM

Huum, só de pensar em organização a cabeça já dá um nó, não é? hahaha Mas calma, a organização do roupeiro é mais simples do que pensamos e pode melhorar – e muito – nossa rotina. Pensando que um roupeiro central atende toda a residência, veja só:

Parte superior:

  • coloque as peças mais pesadas e menos utilizadas nas prateleiras de cima, que são mais difíceis de acessar, como colchas, cobertores, edredons e travesseiros e almofadas extras;
  • aqui também podem ficar os conjuntos destinados à eventuais hóspedes, em uma caixa com identificação, por exemplo;
  • para ganhar mais espaço, coloque esses itens em embalagens à vácuo que reduzem o volume, e também que conservam as peças limpas e perfumadas por mais tempo.

Na altura do olhar/fácil alcance:

  • lençóis e mantas trocados com frequência. Uma dica valiosa aqui é manter os jogos sempre completos; eles podem ser guardados dentro de uma das fronhas do conjunto;
  • separe os conjuntos de cada morador ou cômodo, e coloque etiquetas para identificá-los. Outra opção, é bordar o nome e iniciais de quem pertence cada peça – fica bem charmoso;
  • nesses andares também ficam as toalhas de banho e rosto. Essas podem ser enroladas para ocuparem menos espaço, dobradas sobre as prateleiras, ou cada jogo organizado e nomeado em um cesto.

Prateleiras inferiores:

  • os tapetes para banheiros e toalhas para lavabos são itens pequenos, então eles podem ficar na parte debaixo, dobrados dentro de caixas ou cestos menores.

Lembre-se de respeitar o uso e, como já dito mais para cima, o funcionamento da sua casa. Para quem é mais aficionado pelo assunto, vai adorar organizar esses itens por cor e em cestos bonitos – o mercado está recheado deles rsss

HIGIENE

Nem só de beleza e ordem vive o roupeiro, a higiene é indispensável para a saúde e longevidade do enxoval. Para evitar o aparecimento de traças, espalhe algumas bolinhas de cendro dentro do armário, e preste atenção no período de troca de cada item:

  • Roupa de cama: deve ser trocada uma vez por semana e, no verão, o ideal é a cada três ou quatro dias, por conta do suor, que aumenta a umidade na cama e, consequentemente, propensão à fungos e bactérias.
  • Travesseiros: se forem higienizados a cada seis meses e protegidos por protetores específicos, podem ser trocados a cada dois anos. Manchas amareladas, redução de volume e desconforto ao acordar, são sinais de que o travesseiro precisa ser substituído.
  • Toalhas de banho: deve ser trocada uma vez por semana, se bem secadas após o uso.
  • Toalhas de mão e rosto: o ideal é substituir a cada dois dias, já que são bastante usadas no dia a dia.

Aaah, dedique ainda um espacinho no roupeiro para deixar guardado sachês e sprays perfumados específicos para roupas de cama e banho. Opte por fragrâncias suaves e borrife um pouco do produto sobre as peças quando for usar, fica aconchegante e relaxante!

Fontes: Casinharrumada.com, Studiolabdecor.com.br, Otorrinoscuritiba.com.br, Blog.alergoimuno.com.br
Imagens: Bemdormirbemviver.com.br, Casavogue.globo.com, Crazylaura.com, Todosarquitetura.com.br, Ohsolovelyblog.com, Foxhollowcottage.com, Calmlychaotic.ca, Goop.com, Houseonlongwoodlane.com, Cravingsomecreativity.com, Shadesofblueinteriors.com, Instagram.com, Stylemepretty.com

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉