Open Office Wunderman – 1ª parte | 1st Floor

Você já deve ter percebido pelo título da matéria que o Open House de hoje será um pouquinho diferente – mas inspirador na mesma medida, pode apostar! Junto com a 1st Floor, iniciamos a série Open Office para mostrar para vocês como a arquitetura e a decoração também têm um impacto significativo no dia a dia de trabalho nas empresas. Já parou para pensar em como o entorno tem a capacidade de impulsionar ideais criativas e motivar equipes a atingirem o seu potencial? Pois pode acreditar, trabalhar em um local estruturado, dinâmico e instigante faz toda diferença!

Bom, antes de te apresentar o escritório descoladíssimo da Wunderman, em São Paulo, deixa eu te contar um pouco mais sobre a 1st Floor. A empresa trabalha com pisos e revestimentos altamente tecnológicos que são ideais para ambientes corporativos, onde a circulação de pessoas é intensa e a manutenção precisa ser prática. Mas além disso, a 1st Floor tem um compromisso muito bacana em produzir produtos ecologicamente corretos e que ofereçam um apelo estético aos projetos de escritórios. Você vai ver como o piso vinílico escolhido como revestimento na agência foi essencial para construção de uma atmosfera estimulante e confortável…

A Wunderman, para quem ainda não conhece, é considerada pelo Advertising Age como a maior rede digital global, com escritórios em mais de 130 países. A agência, que integra o Grupo Newcomm, é é uma das principais e maiores do mercado digital do País. Eu fui pessoalmente até lá bater um papo com o Pedro Reiss, CEO da agência, e com a Mariana Klingelfus Pinheiro, sócia do escritório Pitá Arquitetura que foi responsável pelo projeto de reforma do escritório – a nossa conversa na íntegra você verá amanhã, na segunda parte deste Open Office!

Para desenvolver o projeto de arquitetura e interiores, a Mariana partiu da ideia de criar ambientes que inspirassem criatividade e estimulassem a participação de todos, mas que possibilitassem também escolhas que fossem de encontro com as necessidades de trabalho de cada um. Por essa razão, encontram-se espalhados pelo espaço mobiliários para uso individual e coletivo.

“Trata-se de um público muito jovem e dinâmico e o espaço deveria refletir essa forma de trabalhar. No mundo das mídias digitais tudo muda muito rápido e o projeto deveria não só acompanhar esta velocidade de informação como incentivar o trabalho colaborativo e principalmente a co-criação”

Duas empresas do grupo ocupariam o mesmo espaço, uma em cada andar, fato considerado pela arquiteta como um dos maiores desafios do projeto. Era importante que esses dois ambientes corporativos tivessem suas próprias características, porém, que ambos se alinhassem a uma linguagem parecida, como se vê nas duas recepções. A escada também é um facilitador para a convivência entre os colaboradores de ambas empresas que se deslocam verticalmente sem sair da área privativa do escritório.

A Mari me contou ainda que a fase inicial de desenhos foi crucial para a escolha dos acabamentos. Isso porque era preciso levar em consideração o conceito definido de projeto, que revelaria tanto as propostas estéticas, como também as necessidades práticas e de conforto em cada ambiente. O primeiro ponto que não poderia ser ignorado dizia respeito à manutenção: “Por ser um espaço corporativo que conta com grande parte da infraestrutura sob o piso elevado, o acesso a ele se faz necessário para manutenção em vários momentos. Com isso o piso deveria permitir este acesso”, explica. O segundo ponto, também de extrema importância, era optar por um revestimento que pudesse agregar ao visual dos espaços. Nas áreas públicas do escritório, a intenção era trabalhar um caráter mais urbano e contemporâneo, com instalações expostas e muito concreto aparente. “Optamos pelo piso vinílico da First Floor que mescla a funcionalidade com a estética desejada”, completa. 

Bom, vou deixar vocês à vontade para espiar os ambientes incríveis da Wunderman com a promessa de que volto amanhã para continuarmos esse papo superbacana com a Mari e o Pedro! Aposto que vocês vão amar!!

Fotos: Rafael Renzo

2018-10-19T23:59:14+00:00 Categories: Decoração, Ao Trabalho!|Tags: , |

Deixar Um Comentário