Independente se você é fã ou não da decoração clássica, tenho certeza que o Open House de hoje vai render reflexões sobre o assunto! Mike Álvares, arquiteto e designer que entende muito sobre bom mobiliário, coleciona antiguidades e é pesquisador da história da arte, recebeu-nos em seu apartamento de 90m² em Alphaville, para conhecermos como todos esses âmbitos se organizam no espaço em que mora. Mike é autor do projeto que recebe seu nome e sobrenome, a loja Mike Álvares, onde faz releituras de móveis e objetos de décor clássicos usando como base as peças originais que adquire em leilões e viagens, com uma curadoria criteriosa, perfeccionista e atendimento personalizado. O mais interessante é que sua casa funciona como acervo da própria marca e vive em constante mudança, ora feita pelas peças, ora por ele mesmo – que adora colocar a mão na massa!

Casa de Valentina: Quais dicas você tem para quem gosta de mobiliário clássico?
Mike Álvares: A minha dica é primeiramente buscar um bom profissional com embasamento clássico, isso é muito importante, não necessariamente um projeto, pode ser uma consultoria. Quando se trata de clássico sempre vem alguns nomes como Sig Bergamin, Jorge Elias, Paulo Azevedo do mercado nacional e profissionais internacionais como Michelle Nussbaumer, Garrow Kedigian e Miles Redd. Tendo toda essa veia clássica, não posso negar que sou apaixonado por antiquários, gosto de comprar em leilões nacionais e internacionais e lojas excêntricas como Galpão Téo, Juliana Benfatti, o Antiquário do Jorge, KCase e na minha própria loja que é uma mistura de antiques com excentricidades e releituras Clássicas Mike Álvares. Também não posso deixar de fora as feiras de antiguidades e o Le Marché Aux Puces de Paris.

CV: Quais profissionais você admira?
MA: Nossa, é uma lista imensa, mas com muita qualidade! Vamos lá, como já citei alguns acima: Jorge Elias, Paulo Azevedo, Sig Bergamin, Fabrizio Rollo, João Mansur, Marcos Tomanik, a dupla Marco do Carmo e Aberto Lahos. Os internacionais, David Jimenez, Miles Redd, Michelle Nussbaumer, Garrow kadigian, Mario Buata, Tony Duquette – alguns dos apóstolos da Bíblia do décor rsrs Sempre que busco inspirações e ensinamentos, procuro-os!

CV: Acredita que exista certo e errado em design de interiores?
MA: Quando se trata de décor tudo pode, porém nem tudo convém. Hoje em dia já ultrapassamos essa ideia de certo e errado, “in or out”; realmente tudo pode, trabalhamos com liberdade. Acho que o maior erro da grande massa de profissionais é o medo de errar, por isso nos deparamos tantos projetos sem vigor, personalidade e bossa, muitas casas beges/cinzas sem vida, e aí vem o abismo da mesmice. Isso que não pode!

Prepare-se para uma aula sobre mobiliário clássico, é só dar o PLAY no vídeo abaixo ;-)

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Fotos: Monica Assan

CV: Tem algo no décor que está completamente démodé?
MA: Não acredito em démodé, como na própria moda, tudo vai e vem. É  um ciclo natural do ser humano buscar referências no passado, então o termo “démodé” já caiu por terra. Agora o bom gosto e a elegância são indiscutíveis!

CV: Tem algum cantinho predileto na sua casa?
MA: Tenho, amo minha sala de estar! Ela me recebe todos os dias após o trabalho, é onde tiro meus sapatos, monto um drink e escuto uma boa música…