Quando vi pela primeira vez as fotos do apartamento do arquiteto Marcelo Nunes, sódio do DT Estudio, mesmo antes de entrevistá-lo para este Open House, comecei a pensar no papel fundamental que o contraste exerce em espaços genuinamente acolhedores, até mesmo em projetos de características minimalistas, como é o caso do apê dele. Me entusiasmei de cara com a possibilidade de tê-lo como convidado em um episódio da websérie que produzo com a Votorantim Cimentos justamente pela delicadeza com que ele trabalha com diferentes acabamentos, em sua grande maioria de textura natural, incluindo o cimento queimado.

“Não existe material perfeito, mas todos eles têm suas qualidades”

Antes de aprofundar essa conversa pelo viés do contraste, deixa eu te falar um pouquinho sobre acaso, que também teve um papel importantíssimo na construção desse lar. Sabe por quê? Tudo começou com um passeio pelas ruas do bairro. O arquiteto passou pelo prédio e resolveu perguntar se tinha algum imóvel à venda. A resposta foi negativa, então, ele seguiu em frente ainda buscando pelo lar perfeito. Por obra do destino, quem sabe, no dia seguinte, ao abrir o jornal, deu de cara com um anúncio de um apartamento naquele mesmo prédio e logo marcou uma visita!

As janelas enormes que permitiam que luz natural iluminasse o espaço, a integração entre os ambientes e a infinidade de possibilidades que o imóvel oferecia foram suficientes para ele vislumbrar um futuro naquele lugar.

A arquitetura do apartamento favorecia a criação de um projeto de características minimalistas com foco no contraponto entre claro e escuro e em matérias-primas em suas formas mais naturais. Na área social, o Marcelo partiu para o piso de pedra que confere uma textura ao mesmo tempo bruta e confortável ao ambiente. Juntou e esse mix alguns painéis em madeira que mesmo tingidos de preto, ajudam a quebrar a rigidez com o desenho orgânico dos veios aparentes. E é claro que o cimento queimado, com suas manchinhas do tempo e pequenas tricas, não poderia ter ficado de fora. Foi parar nas paredes dos banheiros, ambientes que precisavam de alternativas práticas, porém que não fugissem da proposta clean e brutalista do restante do projeto. Acertou em cheio na escolha! 

Bom, hora de conferir as fotos deste lar incrível. Volta aqui amanhã para não perder a segunda parte da matéria com a entrevista em vídeo do Marcelo. Ahh, também vou te contar um pouco mais sobre a decoração e mostrar um dos ambientes mais lindos: a varanda! 

Foto: Rafael Renzo