Mais do que um revestimento prático e despojado, o cimento é também um elemento onipresente em praticamente todos os tipos de construções. Por isso considero a websérie que produzo em parceria com a Votorantim Cimentos uma verdadeira realização… através desta experiência tenho o privilégio de explorar diferentes maneiras de viver, além de atestar como um mesmo elemento pode se desdobrar em diversas soluções e estilos. Hoje levarei vocês para conhecer o lar da publicitária e designer de interiores Gisela Gaia, que transformou o seu apartamento em um verdadeiro oásis particular abraçado pelo verde e pela textura convidativa do cimento queimado.

“O cimento casa perfeitamente com qualquer estilo. Ele traz uma simplicidade de vida que tem bastante a ver com a gente”

O material era muito utilizado nas antigas construções rurais, geralmente tingidos de vermelho. Essa referência permaneceu não apenas na história da nossa arquitetura, mas também na memória afetiva da Gisela que, quando criança, costumava viajar com a família para o interior de São Paulo. “É um acabamento que remete à minha infância, então eu já tinha esse amor por ele”, relembra. Fazia todo sentido para ela e o marido, o produtor musical Silvio Piesco, trazerem para dentro da sua própria morada tudo aquilo que pudesse traduzir um pouco da trajetória dos dois e de suas personalidades – e o cimento era um desses elementos. “Nosso grande hobby é viajar e a gente quis incorporar essas experiencias de viagem no nosso dia a dia. A gente anda pela casa e tem histórias pra contar”. 

O imóvel tinha a localização perfeita: de frente para o Parque Villa-Lobos e rodeado pela natureza. “Saímos em uma busca, visitamos vários imóveis na redondeza antes de encontrar o que mais nos agradava. Quando entramos aqui foi como se tivéssemos sido transportados para um lugar de natureza”, relembra. Estruturalmente o apê também tinha tudo o que eles procuravam, faltava apenas deixá-lo com a cara deles. Para isso, A Gisela e o Silvio buscaram a ajuda da arquiteta Cláudia Melicio que desenvolveu um projeto personalizado de acordo com o estilo de vida do casal.

A planta original do apartamento contava com quatro dormitórios. Com a reforma, dois deles foram eliminados para que a suíte principal pudesse ser ampliada. “Fizemos um closet maior e uma área com jacuzzi anexa ao quarto, além de um quarto de hóspedes. Diminuímos o número de cômodos, mas aumentamos muito o aproveitamento dos espaços para nós dois”, revela. A obra que inicialmente duraria três meses se provou mais desafiadora do que o esperado. Ao todo, foram oito meses de quebra-quebra intenso, porém, a espera valeu a pena. “Fizemos alterações drásticas na casa, inclusive colocamos uma escada que era meio complicada de fazer, toda de cimento queimado. Hoje, além da funcionalidade, ela se tornou um elemento decorativo. Trabalhamos com luzes diferentes, então ela fica quase como uma escultura no centro da sala”, conta.

Além das mudanças estruturais, o projeto previa também a modernização dos acabamentos. O cimento queimado entrou em cena ao lado do piso de madeira e das paredes claras criando um entorno clean que valoriza a beleza da paisagem e dos objetos. Dessa forma, a casa passou a refletir com maestria o espírito viajante e criativo do casal. Em praticamente todos os cantos da área social é possível encontrar pequenos tesouros de valor sentimental que servem como uma colagem de memórias. Gisela e Silvio foram encontrando lugar para cada peça aos poucos, de uma maneira quase acidental que faz com que a decoração imprima um espírito provocativo e bem-humorado. Aliás, essa é uma atividade que não tem data para terminar: “O projeto está em constante mutação, pois ele faz parte do nosso processo criativo”.

Inspire-se passeando por cada cantinho do living da Gisela! Amanhã será dia de conhecer o restante do apê e de conferir a entrevista que fizemos com ela e com a Claudia. Espero vocês ;-)

Fotos: Rafael Renzo