Uma mistura equilibrada de extremos. Um lugar onde o antigo divide espaço com o moderno sem cerimônias e onde a expressão artística encontra morada. Bem-vindo ao lar do Gabriel Pessagno!

O Gabe é um artista e designer supertalentoso que encontrou sua vocação na Broderie d’Art, (bordado de alta costura), técnica francesa tradicional que demanda muita habilidade, sensibilidade e empenho – são muitas e muitas horas sobre o bastidor, pregando conta por conta até se completar uma única peça. De certo modo, é possível fazer uma analogia entre o processo criativo do designer com a decoração do lar dele. Afinal, cada cantinho do apartamento foi cuidadosamente pensado e carinhosamente decorado pelo morador, com a ajuda da arquiteta Juliana Roxo.

O imóvel de 70m2 fica no bairro Higienópolis, em São Paulo, e precisou passar por uma reforma considerável para abrigar todos os sonhos do Gabriel. A Juliana foi responsável pelo projeto e me contou sobre todo o processo, desde a pesquisa por referências até a última parede que veio abaixo. Mas apesar de tanta mudança, o que fica mais explícito em todos os cômodos é a paixão que o Gabriel tem por antiguidades. Colecionador assíduo de acessórios e mobiliário de época, fazia questão de destacá-los na decoração de uma maneira nada monótona. E sabe como a arquiteta conseguiu esse efeito? Seguindo à risca a visão que o Gabe tinha para o apartamento: “Ele é um artista muito ligado ao visual e com gostos bem específicos e definidos. Desde o princípio pediu que considerássemos uma mescla que ele mesmo chamava de ‘novo com antigo'”.  Ou seja, para contrapor as linhas mais clássicas e robustas dos objetos, a Juliana lançou mão de uma base supermoderna composta principalmente pelo piso de madeira, pela laca cinza e pela laje aparente. Nunca o industrial e o clássico funcionaram tão bem lado a lado!!

A renovação do apê não tratou-se apenas de uma questão estética. Também foi preciso adaptar os ambiente ao uso do Gabriel, que passou a morar sozinho depois de um período dividindo o espaço com os irmãos. A principal intenção com o quebra-quebra era ampliar a sala, que era apertada e compartimentada demais. Para isso, um dos quartos foi completamente integrado com o living assim como o terraço, abrindo espaço para uma sala de jantar mais confortável. Para completar, o banheiro de serviço foi convertido em um lavado todo charmoso, composto por um lavatório vintage pra lá de especial.

A reforma continuou na área íntima do apartamento, mas essa história eu te conto com detalhes na segunda parte da matéria, que vai ao ar amanhã. Enquanto isso, vem comigo conhecer os ambientes sociais do lar do Gabe. Aposto que você vai ficar de queixo caído com o mix super equilibrado que ele e a Ju fizeram no décor. Olha só: 

Fotos: Viviana Terra