Morar, trabalhar e fazer eventos no mesmo lugar, já pensou? Bom, essa é a dinâmica da segunda casa do arquiteto Eduardo Franco Correia, que fica em Taquaritinga, interior de São Paulo. Se você acompanha o blog há um tempo reconheceu esse nome, pois ano passado visitei o apartamento do Edu na capital e, quando ele comentou que tinha um refúgio também no interior, foi a deixa perfeita para fazermos o tour online na edição #FiqueEmCasa do Open House.

Com a necessidade de atender melhor a região de Ribeirão Preto, o arquiteto encontrou nessa casa o lugar ideal para estruturar seu escritório físico e, pensando que muitas vezes precisaria se hospedar na cidade, ele decidiu fixar sua segunda residência no mesmo terreno. No início, a ideia era trocar apenas as janelas, mas o Edu notou um potencial incrível para além de morar e trabalhar, promover pequenos eventos, e embarcou em uma reforma grande, com um programa que incluiu alteração de fachada, novos acabamentos, esquadrias e a construção de um anexo, totalizando 150m².

O layout final ficou organizado em um jardim espaçoso na fachada – que é linda – para fazer a recepção dos eventos e do escritório; em seguida, um hall que abriga exposições de arte; o escritório; a parte nova, onde fica a área residencial, com um quarto/sala, e que faz as vezes de palco também para as apresentações; e, por fim, uma área externa maravilhosa com árvores frutíferas. Os acabamentos e peças rústicas em tons terrosos – bem a cara do Edu – são resistentes para suportar as interferências de todas as atividades que ali acontecem, e a decoração segue a mesma atmosfera.

É um espaço realmente interessante, que dialoga com esse essa fase de pandemia que estamos vivendo, entre trabalho e vida pessoal. Mesmo multifuncional, você vai ver a seguir como a casa ficou super agradável e aconchegante! O tour está recheado de detalhes e soluções arquitetônicas bem legais, é só apertar o PLAY para conhecer:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Fotos: Carolina Mossin