“A gente gosta de ser autêntico”. É assim que a Daniela Kappel e o Daniel Schor definem o clima do seu apartamento e explicam o uso do cimento aparente como um dos principais elementos do projeto. O material superversátil e durável permeia todos os ambientes dando a esse lar um caráter perene e moderno. Tanta autenticidade merecia um espacinho especial na websérie que produzo com a Votorantim Cimentos! Quer conhecer um pouco mais dessa história? Então vem comigo!

O lar da engenheira e designer de interiores Daniela e do empreendedor Daniel tem alma carioca, mas fica em um dos bairros mais boêmios de São Paulo: a Vila Madalena. Localizado em um prédio antigo, com janelas que dão de frente para a copa das árvores, o apartamento de 90 m² não estava nas melhores condições quando foi adquirido, mas tinha um tamanho bom e ainda por cima, cabia no orçamento.

“A gente sabia que ele tinha potencial pra virar um apartamento cozy”.

A falta de amplitude dos ambientes compartimentados era uma questão a ser resolvida imediatamente, já que o casal é adepto de um estilo de vida despojado e está sempre rodeado de amigos. A saída envolveu uma boa dose de quebra-quebra que promoveu uma verdadeira revolução na planta original e trouxe o imóvel antiquado para os dias atuais, com direito a cozinha integrada. “A gente deixou o apartamento na laje, trocou absolutamente tudo. Todas as paredes foram quebradas!”, relembra a moradora.

O escritório Mestisso Arquitetura e Interiores foi o responsável pelo projeto, que foi pautado pela integração dos espaços, pela convivência e praticidade. A ideia era trazer para o apê esse jeito carioca e alegre de viver que o casal tem… E como fazer isso? Brincando com as texturas e as cores. “Tentei fazer esse samba!”, brinca a arquiteta Carol Razuk. As vigas e colunas que ficaram aparentes com a demolição foram assumidas como elementos estéticos e mantidas sem nenhum tipo de revestimento. O cinza do concreto ao lado do piso de madeira de demolição deu vida a uma base neutra ideal para receber detalhes coloridos. “Como eles são pessoas práticas, a gente propôs o cimento na bancada da cozinha como contraponto para as vigas e pilares”, explica a arquiteta.

A reforma foi tão revolucionária que fica até dificil de acreditar que se trata do mesmo apartamento de antes, bem detonadinho e secionado. “Todo mundo que vem aqui nem acredita! Os vizinhos acham que a planta é diferente, que o apê é maior!”.

Fotos: Mônica Assan