Uma das belezas das superfícies em cimento é a forma com que elas vão se modificando com o tempo de acordo com o uso. Para algumas pessoas, essa característica não seria o ideal, mas para a Daniela e o Daniel, nossos convidados do Open House Votorantim de hoje, a facilidade de manutenção e o visual despojado que o material agrega aos espaços supera qualquer imperfeição.

“Nem todo material fica bom na cozinha e na sala, mas o cimento se integra muito bem nos dois”.

A Carol Razuk, arquiteta da Mestisso, contou pra gente um pouco do projeto do apartamento e em especial, sobre a concepção da bancada da cozinha. A ideia era garantir amplitude na sala, então, naturalmente, integrar os ambientes fazia todo sentido. Durante o quebra-quebra, a tubulação do prédio que passavam no meio do cômodo ficou exposta e não poderia ser removida. Mas já que a proposta era mostrar os materiais reais do apartamento, a arquiteta decidiu assumi-la e fazer ali um pilar de concreto que se tornou o ponto inicial da volumetria da cozinha. Para criar uma conexão entre as vigas e os pilares com a nova estrutura, a Carol sugeriu o uso do cimento, material que traria também muita praticidade para o dia a dia do casal. “Eles aceitaram essa questão de que com o tempo isso ficaria rústico, meio marcado, mas entenderam que isso também seria um ponto legal”, conta.

O projeto fugiu de um layout tradicional com espaço reservado para a sala de jantar. A proposta era que a própria bancada se transformasse em uma mesa para refeições que poderia ser usada em qualquer ocasião. Ela ganhou um tampo amarelo que se estende da ilha até o pilar e se destaca do entorno super neutro. Sem dúvidas, esse é o cantinho mais convidativo da casa, um lugar onde todos podem se reunir e compartilhar momentos – e jantares deliciosos!

A integração que a bancada faz entre a cozinha e a sala ficou realmente especial! Pensando nisso – e no fato deles serem um casal bem despojado que gosta de receber – fiz um um conjunto de porta-copos em cimento para eles usarem quando forem receber os amigos. O passo a passo está no vídeo, assim como a entrevista completa que fizemos com os moradores e a arquiteta! ;-)

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Fotos: Mônica Assan