Madeira e concreto: uma mistura de materiais considerada improvável há algumas décadas, mas que hoje se faz presente em lares contemporâneos e cheios de estilo, como do designer de interiores Bruno Carvalho. E é pra lá que eu te levo no Open House de hoje!

Quando a Votorantim me chamou para esta parceria que rendeu uma websérie superespecial sobre design e décor, logo pensei em lares que utilizassem o cimento aparente de maneira criativa e até mesmo ousada. Já mostrei nos episódios anteriores algumas variações incríveis de uso do material – móveis, pisos coloridos, passagens em cobogós e etc. -, mas ainda assim, sentia falta de uma proposta que unisse de forma bastante fluida uma linguagem mais luxuosa com a presença brutalista do concreto. Foi então que fui parar no apartamento do Bruno Carvalho, um imóvel de 80 m2 , que parece ter o dobro da metragem graças às boas ideias do designer.

A começar pelo ponto chave do projeto: o teto de concreto que permaneceu completamente exposto, ou seja, não recebeu nenhum tipo de rebaixamento ou revestimento que pudesse diminuir o pé-direito dos ambientes. E é claro que este detalhe também teve um lado estético muito significativo para o projeto: “o cimento é um material atemporal e eu quis preservar essa linguagem aqui”, comenta. Para isso, ele estendeu o tom de cinza do teto para algumas paredes e revestiu as outras com painéis de madeira nogueira, propondo um contraste extremamente moderno de materiais e, de quebra, trazendo calor para os espaços. Incluiu também uma parede de espelhos que amplia e rebate a luz natural, valorizando ainda mais a sensação de amplitude.

O morador também manteve o layout aberto na área social e brincou com a disposição dos móveis com o intuito de trazer ainda mais fluidez e leveza ao projeto. Repara como o sofá curvo posicionado longe da parede traz um movimento único, além de quebrar a rigidez das linhas da estante instalada logo à frente… Uma sacada simples, mas incrívelmente impactante, daquelas para copiar já!

São tantos detalhes geniais que eu poderia continuar esse papo por horas e horas, mas, como em todo Open House, vou guardar alguns insights para a segunda parte da matéria que vai ao ar amanhã. Então, volta aqui para ouvir mais histórias do apê contadas pelo Bruno!!

Fotos: Rafael Renzo