Há algumas semanas trouxe aqui no Open House o apartamento da Glaucia, assinado pelo Jean de Just, e hoje atravessamos a rua – literalmente rsss – até a morada da Ângela, irmã dela e que também recebeu as mãos do arquiteto francês na arquitetura e décor de seu apartamento de 430m², localizado no Jardim Europa.

Ângela é empresária e adora os temas viagem, gastronomia e arte. Em uma fase da sua vida onde viu seus filhos maiores, ela decidiu sair da casa onde vivia e ir para um apartamento no qual pudesse explorar seus objetos, móveis e cores prediletas, e apreciar esse momento com sua própria companhia. Muito amiga e parceira de viagens do Jean, o arquiteto mais uma vez desenhou a essência da cliente em cada cômodo, refletindo-a na minuciosidade das escolhas e composições que ele sabe bem como fazer! Haaaa, e já adianto: você vai ver um apartamento completamente diferente do anterior… Vamos lá!

Casa de Valentina: Quais foram suas principais referências nesse projeto?
Jean de Just:
Trabalhei com Alberto Pinto, um dos designers de interiores mais importantes do mundo, e posso dizer que esse apartamento entra bem na linha do que ele prezava; criar um lugar chic, confortável, aconchegante, colorido e atemporal. O mais importante para mim é sempre projetar sem me basear em modismos; quero que o cliente possa guardar e aproveitar aquilo por anos, sem data e com muito conforto – outro ponto indispensável!

CV: Qual o motivo da escolha do laranja na sala?
JDJ: O laranja veio com o biombo, elemento que chama bastante atenção na sala. Desenhei o biombo e ele foi executado em Paris e, quando eu e Ângela fomos pessoalmente ao ateliê para escolher as cores da palha, vimos esse laranja, gostamos muito e iniciamos o décor da sala de estar. 

CV: Laranja não é uma cor que vemos sendo usada com frequência, ainda mais em tantos elementos. Como compor com ela?
JDJ: L
aranja já é uma cor forte, aconselho usar com tons mais neutros se quer um ambiente mais light, como o marfim, bege, marrom e materiais naturais. Essa cor também fica linda com um azul petróleo, mas vale lembrar que essa já é uma opção que pesa um pouco mais no espaço e não funciona em todos os casos.

Mais um tour de tirar o fôlego guiado pelo Jean! Aperta o PLAY no vídeo abaixo e desliza o post para ver as fotos e mais bate-papo ;-)

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Fotos: Rafael Renzo

CV: Tem algum cômodo que você enxerga bem a cliente?
JDJ: Acho que a suíte master, porque fizemos um quarto simples, mas cheio de particularidades, e ela é assim: humilde e sofisticada no detalhes. Nesse quarto tem boiseries modernas que estão ligadas por cordas de couro, como o desenho de um corset; os puxadores de bronze do closet imitam bambu, e esse detalhe se repete no espelho e na cômoda verde; cortinas de linho com bordado na extremidade… 

CV: Onde faz suas pesquisas para projetar normalmente?
JDJ: Tenho um monte de referências no meu computador, que pego sempre em algum Instagram, livro ou em viagens, e as organizo por estilo, lugares e materiais. De revistas, gosto de acompanhar a Casa e Jardim no Brasil, e as estrangeiras World of Interiors, Elle Decor USA e AD Espanha.

CV: Se pudesse dar uma dica para quem está começando na profissão, o que diria?
JDJ:
Minha dica principal é curiosidade! LER, LER, LER! Livros, internet, revistas… LER! Hoje temos essa chance de ter o mundo em um click e poder se inteirar do que está acontecendo agora é ótimo, mas o mais importante é conhecer o que foi feito antes, para ir entendendo a evolução e se aprimorar. Não falo para gostar de tudo, mas sim para entender as mudanças do mundo. Aqui vão três nomes interessantes para pesquisar, mas é claro que temos muito mais: Renzo Mongiardino (clássico), David Hicks (pela modernidade na época) e Kelly Wearstler (estilo forte, eclético, sem medo).