Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Uma tendência que vem crescendo no universo do lar é decorar sua casa com memórias. Para que deixar no baú o que você pode estampar com todo carinho na parede? Esse é o pensamento da decoração afetiva, e as peças podem ser desde fotografias antigas até um objeto com o qual você criou uma conexão. O importante aqui é fazer você sentir aquele quentinho no coração ao entrar em casa!

Não há muitas regras nesse estilo de decoração, mas algumas dicas podem te ajudar na hora de dar personalidade a sua casa. Para aquele móvel antigo que está guardado em um canto por conta da ação do tempo, nada melhor que uma restauração. No caso de poltronas, é possível trocar o estofado, a pintura e até mesmo o tecido, o que pode ser de grande ajuda caso queira escolher uma cor que combine mais com o restante da casa. Mas se o seu caso for o contrário e você quiser, na verdade, deixar o seu móvel antigo como o protagonista, é possível adequar o ambiente ao seu redor por meio de revestimentos. Eles não exigem grande esforço ou quebra-quebra para serem aplicados e dão um acabamento retrô ideal para a proposta.

Vale também apostar em cantinhos: cantinhos de fotos, cantinhos de viagens, cantinhos de coleções… As opções são infinitas. Uma Gallery Wall é a solução ideal para juntar as fotografias e desenhos que estão pegando poeira na gaveta.

Lembre-se de que o mais importante na decoração afetiva é mostrar que a casa tem uma história para contar. Além disso, o seu lar deve te acolher que nem suas memórias, e por isso é importante investir em uma decoração, arquitetura e até mesmo iluminação que deixem o ambiente cozy, confortável e afetivo. Trouxe aqui como exemplo o projeto do designer visual Fábio Martinusso, ele tem inúmeras coleções e decidiu exibi-las por toda a casa! São objetos afetivos que estão presentes em seu dia a dia, transformando sua casa em um verdadeiro lar.

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉