Você também sentiu que pulamos de março diretamente para os preparativos do Natal? hahaha Por conta da pandemia as comemorações esse ano serão mais reduzidas, maaas sou da opinião que isso não é motivo para deixarmos de enfeitar a casa, então aqui vai um post para você se inspirar também!

Recentemente recebi o convite da Galeria Botânica para pensarmos em mesas de Natal que tivessem sintonia com a pegada deles, com o tema Biomas e claro, AMEI a ideia de imediato!

Confesso que pensar em um Natal com sementes, folhas, plantas e produtos de diversos criativos que admiramos foi muito prazeroso. A atmosfera das mesas tem tudo a ver com nossas raízes e, uma coisa bem legal, é que selecionamos peças versáteis e zero datadas, ou seja, você pode reaproveitá-las em qualquer ocasião durante o ano todo.

Fiquei super super feliz com o resultado e deixei as fotos abaixo para você conferir, mas já te digo: vale a pena ir pessoalmente ver cada detalhe com calma e atenção! Todos os itens que usamos estão a venda, então é só checar AQUI os horários ou, caso queira encomendar ou comprar online, eles atendem pelo próprio Insta ou no Whatsapp, com entrega para todo Brasil ;-)

Sem mais delongas, vamos às mesas! Não demos nome à elas, mas estão recheadas de histórias e vou te contar uma a uma:

Queríamos MUITO um cenário com real impacto visual e, pesquisando, encontramos alternativas lindas de tapeçaria na área de aluguel da By Kamy, o que nos pareceu maravilhoso, já que precisávamos do tapete para um período específico.

Com esse fundo, decidimos instalar ali as luminárias da Oiamo Design, peças feitas por artesãos do Sul utilizando bambu e madeira de reflorestamento com estampas do Tiago Braga, designer da marca, em tecidos ecológicos feitos com matéria prima reciclada. São da Oiamo também os jogos americanos de taboa, desenvolvidos em parceria com quilombolas do Sudeste.

Pratos que retratam os animais típicos do Pantanal? Temos! Eles são da Cris Azevedo e parte da venda é destinada a Ecotropica, que está auxiliando no resgate dessas espécies na região. Já os guardanapos, são da coleção Panelinha da Rita Lobo e fazem parte do mix de produtos da Casa Bonita. O azul em meio ao verde, são taças lindas pintadas manualmente, com assinatura da Artes Salles.

Os arranjos e centro de mesa são óbvio, Galeria Botânica. Feito com galhos e proteas, o centro está com uma altura perfeita (entre 25 e 30cm) para enfeitar sem atrapalhar as conversas rsss

Tons terrosos nos ares da próxima mesa…

Como seria “nosso” Natal se o Papai Noel fosse brasileiro? Esse é um exercício interessante em que não tenho a resposta fechada, mas às vezes essa indagação vai beeem além do que um resultado.

Com a proposta da Galeria Botânica, pensei muito sobre o assunto e adorei usar nossas sementes, folhas e plantas para compor a mesa, junto a peças que selecionamos a dedo. Nesta mesa, os jogos americanos de linho totalmente artesanais são da Sthaan Home, com desenhos carimbados e bordados um a um!

As cestarias maravilhosas da Casa Bonita feitas de cipó uambé são fruto do artesanato de Careiro Castanho, no Amazonas, com o trabalho do designer Sergio Matos. Mais uma vez, pratos interessantíssimos! Escolhemos esses da Oficina de Formas, originalmente de parede, para usarmos na mesa junto com os talheres Laguiole La Tour da região francesa de Laguiole, a principal em cutelaria da Europa.

INSPIRAÇÃO PARA O NATAL nunca é demais, então dá uma olha nesses posts também:

Haaa acho que essa é a minha mesa predileta hahaha

Dentro da Galeria Botânica, essa mesa está posicionada na Sala das Guirlandas e de cara você já entende o motivo! Fiquei anestesiada quando vi esse modelo de guirlanda com folhas, pinhas e sementes entremeadas – que por sinal, estão sendo vendidas muito rápido – e a aproveitei como ponto de partida para o restante da decoração.

Uma mesa nada óbvia; essa era a intenção mesmo! Cheia de camadas, no lugar da toalha usamos de novo uma tapeçaria bem encorpada da By Kamy, que recebeu em seguida um jogo americano e guardanapos da Sthaan Home, com estamparia e bordado delicados e leves.

Os talheres Laguiole La Tour aparecem por aqui, e os pratos e tigelas são da Copa&Cia. Repara que nesta mesa optamos por taças de vinho e água mais baixas encontradas em um garimpo, já que os arranjos são bem expressivos, e repetimos aquelas taças com listras azuis da Artes Salles em alguns pontos.

Cascas, capim, pinheiro e mistura de sementes, estruturam os arranjos da Galeria Botânica com aspecto orgânico e são complementados pelas maçãs enceradas em processo natural, que duram bastante por conta da técnica. Ora plantados, ora não, alguns alguidares foram dispostos pela mesa e deram movimento interessante ao cenário. Haaa, fiquei encantada com as argolas de guardanapo também. Um charme esse trabalho minucioso em cipó e semente que, pasme, a Galeria Botânica está vendendo 8 unidades por apenas cem reais.

E por fim, ideias para organizar pratos, talheres, taças e guardanapos em um serviço à americana. Este arranjo baixo com frutas em cerâmica, fica perfeitos para centro de mesa ou no buffet:

Este azul fica ótimo para o Réveillon também!

Fotos: Galeria Botânica / Divulgação