Só eu acho essa época de fim de ano muito divertida? Já estamos em dezembro e os preparativos para o Natal vão ficando mais intensos! O mesmo mix de sensações acontece ano a ano: animação para organizar tudo para as festas, e alívio por estar acabando. Já fiz muitos posts de mesas de natal AQUI no blog e acho que esse tema nunca fica batido, pois sempre surge uma nova ideia ou inspiração!

Esse ano refleti bastante sobre como o receber se atualizou nos últimos tempos, já que a vida da maioria está cada vez mais corrida, e a vontade de se reunir com os amigos e a família continua enorme. Hoje em dia não é mais tão comum aquelas cristaleiras lotadas de louças e jogos de mesa na sala de jantar, todo mundo busca praticidade! As pessoas no geral, têm valorizado muito os jantares intimistas em casas e apartamentos, inclusive no Natal, já que as moradas estão cada vez menores e festejar nelas também é bem divertido!

O bom desse movimento é que muitas lojas de locação de acessórios para a mesa crescem significantemente no mercado e se reinventam para atenderem nossas ideias mirabolantes de décor – elas são uma mão na roda mesmo rsss Nessa época vivenciamos comemorações em casa, no trabalho, no condomínio e, independente do lugar que você vá passar seu Natal e uma mesa posta feita com carinho é com certeza um prato cheio para arrematar o restante da decoração!

Fiz o Natal Casa de Valentina antecipado para minha amigas e a mesa ficou bem interessante, AQUI você pode ver todos os detalhes e pegar umas ideias. Para a mesa do dia 25 mesmo ainda não bati o martelo, por isso resolvi juntar umas inspirações aqui, com um checklist básico dos itens necessários para a montagem da sua mesa:

  • toalha ou toalhas – mix de estampas e cores pode ficar bem divertido;
  • sousplat;
  • pratos para cada tipo de comida que será servida;
  • talheres para cada tipo de alimento;
  • copos e taças de acordo com a necessidade;
  • guardanapos;
  • arranjos de flores.

Depois desses passos, é só usar e abusar da criatividade e, como o clima aqui é natalino, acredito que as velas sejam ótimas opções! Desliza o post que, mais para baixo, contei sobre como as cores das velas podem trazer diferentes significados para a mesa ;-)

Vela na decoração é sinônimo de luz, calor e beleza! Acender uma vela pode deixar qualquer ambiente mais aconchegante e convidativo, e na composição de uma mesa posta não é diferente. A escolha das velas poderá ser baseada em alguns aspectos como altura, espessura, formato e cor, e pensando em mesa posta, é interessante que a vela não tenha cheiro forte, para não sobressair sobre o aroma dos pratos.

Mas voltando a questão da escolha, você já pensou que a cor da sua vela pode trazer significados e energias interessantes para o ambiente? Na maior parte das crenças, a vela funciona como um instrumento para guiar e iluminar os caminhos, dissipando todo o mal com sua luz. Aqui vão algumas cores e seus significados:

Vela BRANCA: traz pureza, paz de espírito e tranquilidade. Na umbanda, é a vela mais poderosa; é de Oxalá, para pedir paz, harmonia, misericórdia, amor, sabedoria.

Vela AZUL: atrai prosperidade e abre caminhos no campo profissional. Na umbanda, é a vela da Mãe Iemanjá, para pedir por harmonia, fertilidade e paz no lar.

Vela AMARELA: traz alegria, calor, movimento e criatividade. Vela do Orixá Iansã na umbanda, para pedir força e sustentação nas batalhas e para que o mal seja afastado.

Vela VERMELHA: diz-se que é o Santo Expedito das velas, já que o vermelho ajuda com causas urgentes e decisões complicadas. Na umbanda, é a vela do Pai Ogum, para pedir que seja afastado todas as demandas da vida, e as que não podem ainda, dar força, motivação e vontade para lutar.

Vela ROXA: cor da espiritualidade, ela limpa as energias de um lugar ou pessoa. Na umbanda, é a vela da Orixá Nanã, para pedir decantação dos vícios e males, aceitação do que não pode ser mudado e calma no coração e pensamentos.

Existem muitas outras cores com contextos que valem a pena uma pesquisa mais profunda. Aqui vão algumas ideias de mesas de Natal com vela lindas para você se inspirar mais um pouco! Aaah, me conta nos comentários como estão os preparativos das suas festas de fim de ano, quero saber tudo ;-)

Fontes: Astrocentro.com.br, Luzumbanda.com
Imagens: Tuacasa.com.br, Daninoce.com.br, Halemercantilecolinen.com, Homeandgarden.nl, Decoratedlife.com, Weddingforward.com, Laurenmcbride.com, Junnebugweddings.com, Weddingomania.com, Patoge.com.br, Decorfacil.com, Blogs.gazetaonline.com.br, Heatherpaigeblog.com, Jojotastic.com, Blog.camicado.com.br, Botanic-art.tumblr.com, Aandbebridalshop.com, Thespruce.com, Weddingchicks.com, Casaclaudia.abril.com.br, Bloomsandblossomsfloral.blogspot.com