Está chegando uma das épocas mais queridas do ano: o Natal! O clima de festividade em dezembro é delicioso e reflete completamente na decoração; é muito legal ver todas as casas enfeitadas, as famílias se reunindo para montar a árvore e as compras de presentes começando! Hoje em dia vemos desde apartamentos enormes, à apartamentos de 10m² e, independente do tamanho, os moradores ano a ano parecem se empenhar mais para dar um toque natalino à seu espaço, o que é ótimo!

Hoje temos um mercado democrático e, claro, a internet com sites como cheios de ideias para aguçar nossa criatividade na hora de compor o décor natalino do apê – Pinterest sempre salva rsss. Por conta do espaço mais reduzido, decorar o apartamento para o Natal pode e deve ser um desafio delicioso; uma ótima oportunidade para explorar todos os cantos e paredes do espaço. Para facilitar o processo, aqui vão algumas dicas e referências:

Árvore de Natal: bom, item indispensável, né? É só ouvirmos essas palavras que a nossa mente desenha uma árvore enooorme e cheia de enfeites, mas ela pode estar no ambiente de várias maneiras e tamanhos. Principalmente para quem não tem tanto espaço livre no piso, árvores de bancada são boas opções, as naturais em vasos, galhos secos enfeitados, ou até mesmo árvores de parede – desliza o post que tem foto. Cores e modelos não vão faltar nessa época, tenho certeza que vai achar uma árvore de Natal perfeita para sua casa!

Presépio: mesmas dicas; existem muitos tamanhos e estilos diferentes, então escolha o que mais tem a ver com sua decoração e explore o melhor espaço para ele, seja piso, parede ou a superfície de algum móvel.

Guirlanda: além de delicada, existem muitos tipos de guirlandas que deixam as portas e paredes lindas. Dá para criar/fazer a sua ou comprar pronta, e quem sabe até, montar uma parede cheia delas. Bem diferente, não?

Luzes: na época mais iluminada do ano, esse item acaba sendo um dos mais simples de achar e aplicar na decoração, já que basta escolher os modelos e pendurar em todos os cantos. O mercado oferece fios de luz com formatos diferentes – aqueles usados em cabeceira de cama – e dá para criar um mix bem legal com eles.

Cores: as cores mais famosas no Natal são o vermelho, verde e o dourado, mas você pode fazer sua festa da cor que quiser! É interessante escolher uma paleta e segui-la, que aí não tem erro, existem referências lindas de decoração em outras cores, dá para inovar.

Tecidos: para quem gosta de entrar no clima mesmo, trocar os têxteis da casa nessa época deixa o mood hiper natalino! Aqui vale almofada, tapete, manta, cortina, toalhas e o que mais tiver.

Verticalidade: aproveitar os enfeites nas portas, paredes e janelas é essencial para quem não tem muito espaço em casa, fora que a decoração fica mais orgânica e olhar passeia por várias alturas e sensações.

Mesa de jantar: enquanto a ceia não chega, a decoração pode se resumir em um caminho de mesa natalino e um centro de mesa na mesma linguagem. Além disso, dá para colocar compoteiras ou baleiros com docinhos, tentador rsss

Espalhe pelo apê: alguns objetos são compactos, podem ser usados na maioria dos cômodos e, o melhor, muitas vezes já temos em casa, anota a lista: potes e redomas de vidro com enfeites dentro, folhagens naturais, bolas natalinas nas mesas de canto ou centro, copos e taças com velas, fotografias, etc…

Gostou? Então comenta lá embaixo como está a decoração do seu apartamento esse ano ;-)

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel ;-)

Fonte: Revistacasaejardim.globo.com
Imagens: Tersessenta.tumblr.com, Apartmenttherapy.com, Casavogue.globo.com, Macetesdemae.com, Opengeekhouse.com.br, Mottesblog.blogspot.com, Casalmisterio.com, Decorgan.com, Beijosbluespoesiablog.wordpress.com, Zazzle.com, 99bestdecor.com, Construindominhacasaclean.com, Decornamentation.com, Casaclaudia.abril.com.br, Gagohome.com, Reciclaredecorar.com, Daninoce.com.br, Ideiasdecor.com, M.blog.naver.com, Simplesdecoracao.com.br, Blogflordepapel.blogspot.com, Revista.icasei.com.br, Revistaartesanato.com.br, Construcaoemvidros.com.br, Greenme.com.br