Apartamentos antigos têm seu charme. O pé-direito é mais alto, as janelas são maiores, as portas e molduras são mais bonitas… Mas e os acabamentos? Será que dá para se mudar para um apê assim sem trocar os revestimentos, ou pelo menos restaurá-los? Um dos maiores dramas de quem compra um imóvel com algumas décadas de vida é o piso – ainda mais se ele for de tacos. Nós adoramos esse visual meio retrô que eles dão à decoração, mas com o passar do tempo as peças acabam se soltando ou perdem aquele aspecto bonito da madeira.

E aí, como resolver o problema? Uma das opções é fazer a raspagem do piso (que funciona da mesma maneira que os assoalhos convencionais), mas nós temos outra sugestão, um tanto polêmica, porém que pode ficar linda: pintar os tacos! É uma missão arriscada, mas se o serviço for benfeito, o resultado compensa.
Se você pensa em enfrentar essa empreitada, nós estamos aqui para ajudar! Entramos em contato com dois arquitetos experts para que eles nos dessem uma orientação de como pintar os tacos ou o piso de madeira. Com vocês, as dicas de Paola Ribeiro e Maurício Arruda.

Casa de Valentina: Que tinta deve ser usada para este tipo de trabalho?
Maurício Arruda: O ideal é usar tinta epóxi.
Paola Ribeiro: Os tacos podem ser ebanizados com uma mistura de resina à base de água e corante preto à base de água.

CV: Em quais situações é recomendado pintar o piso?
PR: Acho que é quando se quer mudar a cara do ambiente mantendo o revestimento original, sem fazer muita obra. A cor preta destaca o layout dos móveis e é masculina. Além disso, a ebanização pode ser feita em qualquer piso de madeira.r
r
r
r
r
r
r
r

CV: No caso de assoalhos mais antigos, é necessário restaurar antes de fazer a pintura? Como proceder nessas situações?
MA: Sempre é necessário passar uma lixa, ao menos fina, para remover a sujeira existente em cera e aderir melhor a pintura. O ideal é lixar, fazer o acabamento com resina para preencher buraquinhos e depois pintar. Assim não se corre o risco de a madeira manchar a tinta — no caso das cores mais claras. Além do que, se a pessoa quiser voltar para a madeira, é só lixar novamente.

CV: Aplicar tinta nos tacos prejudica, de alguma forma, a durabilidade do piso?
MA: Pelo contrário, a tinta vai proteger a madeira. Mas tacos têm um número limitado de vezes que podem ser lixados.r
r
r
r

CV: Qual a mão de obra recomendada? Empresa de restauro ou pintor comum?
MA: Existem empresas de assoalho especializadas em acabamento. Sempre recomendo a Aplicadora MASTER.
PR: Nos tacos ebanizados, a mão de obra especializada é um profissional aplicador de resina em piso.

CV: Como é feita a limpeza e manutenção?
PR: Com pano umedecido.r
r
r
r

Fotos via Guto Requena | A Beautiful Mess