Está organizando um almoço de domingo para a família, daqueles bem caprichados, e busca algum prato diferente para complementar o cardápio? Bom, então você veio procurar no lugar certo, rsss… A Chef Letícia Bittencourt, do Cozinha Vibrante, acertou em cheio na receita de hoje: além de serem deliciosas, perfumadas e simples de fazer, essas maçãs com gorgonzola têm uma apresentação supercharmosa, que vai conquistar seus convidados primeiro pelos olhos. Perfeitas como acompanhamento de carne vermelha! Anota aí:

Rendimento: 4 porções | 
Tempo de preparo: 10 minutos
 | Tempo de forno: cerca de 1:45h

INGREDIENTES


4 maçãs Fuji


2colheres de sopa de mel


2 colheres de sopa de açúcar mascavo (pode ser substituído pelo mel)


8 colheres de chá de manteiga


canela a gosto


8 colheres de sobremesa de gorgonzola (cerca de 120g)

MODO DE PREPARO

Lave bem as maçãs pois elas serão assadas com a casca. Seque e corte na metade, retirando sementes e cabinhos. Dica #1: use uma colherinha para remover as sementes e assim deixar um buraco para o gorgonzola.

Coloque as maçãs com a casca para baixo em uma assadeira ou travessa (pode ser a mesma que você for servir). No centro de cada uma das maçãs, coloque 1 colher de chá de manteiga. Despeje mel, açúcar mascavo (caso esteja usando) e canela por cima de toda a superfície das maçãs.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 190° por 50 minutos. Retire o papel alumínio, vire as maçãs para baixo e asse por mais 20 minutos a 200°.

Vire-as novamente, deixando as cascas para baixo, e asse por mais 20 minutos a 210°. Coloque o gorgonzola no centro das maçãs e asse por mais 15 minutos a 210°.

Dica #2: se você não quiser virar as maçãs durante o cozimento, não tem problema. Esse procedimento ajuda a caramelizar toda a maçã, mas não é essencial, pois sobra uma boa quantidade de caramelo na assadeira; é só despejá-lo sobre as maçãs depois de assadas. Mas lembre-se de aumentar a temperatura do forno, tá?


Letícia Bittencourt | Cozinha Vibrante