Nós e a Brastemp já te ensinamos a preparar um charmoso brunch ao ar livre, um happy hour com toques sofisticados e um chá da tarde para inglês nenhum botar defeito. Como hoje é dia de apresentar o episódio final da nossa websérie, pensamos em encerrar essa superparceria com muita elegância, ou seja, com um jantar daqueles de cair o queixo! O melhor de tudo é que, com as nossas dicas, você vai se transformar em um anfitrião de mão cheia sem precisar passar horas na cozinha. Isso porque tanto o cardápio quanto a decoração parecem muito mais complexos do que realmente são. No caso da montagem da mesa, por exemplo, utilizei algumas peças bem tradicionais, que deixam qualquer recepção simples muito mais caprichadas. A combinação do azul com o branco é um curinga, assim como as louças claras com detalhes florais. Todas as peças lindas que usamos você encontra na Theodora Home e os arranjos de flores em tons clarinho são da Verbena Flores.

Agora, vamos para o menu. O nosso convidado da vez é o chef Juliano Cordeiro, do Buffet Zest, um parceiro de longa data do Casa de Valentina – fizemos até um Open House na casa dele, lembra?! Ele nos ensinou a preparar um Aligot com ragout de lagosta ao vinho Marsala, aspargos e azeite trufado. O nome do prato pode até intimidar, mas vá por mim, eles são facílimos de serem feitos. O segredo do sucesso está na utilização de um fogão como o da Brastemp, que conta como atributos incríveis, como o duplo forno e a quadrichama. A boca maior e mais potente acelera muito o preparo dos pratos. Assim, você ganha tempo para cuidar do restante dos preparativos para o jantar! Demais, né? Olha só:

 

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept


Viu só como foi tranquilo? Mas também, né… Com o fogão da Brastemp qualquer um vira superchef!

Confira abaixo a receita completa doJuliano e Bon Appétit ;-)


RAGOUT DE LAGOSTAS AO VINHO MARSALA E ASPARGOS

Rendimento: 6 porções

INGREDIENTES

  • 6 caudas de lagostas
  • 2 cebolas cortadas em cubos pequenos
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 cenouras cortadas em cubos
  • 2 talos de alho poró cortados em cubos
  • 1 maço pequeno de tomilho picado
  • 4 folhas de louro
  • 3 litros de água
  • 5 litros de creme de leite fresco
  • 2 xícaras de azeite
  • 2 maços de aspargos verdes frescos
  • 1 xícara de manteiga
  • 3 garrafas de 750 ml de vinho Marsala seco
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

 

MODO DE PREPARO

1. Tire a carne da lagosta de dentro da cauda usando uma tesoura de cozinha. Reserve a carne e use as cascas para fazer o caldo de lagosta: Aqueça uma panela e doure uma xícara de cebola picada, as cenouras e o alho poró picado. Junte as cascas das lagostas e deixe dourar por 3 a 5minutos, até que as cascas fiquem bem tostadas. Junte a água, as folhas de louro, alguns raminhos de tomilho e deixe cozinhar  em fogo médio por 30 a 50 minutos. Reserve.

2. Tempere a carne da lagosta com alho, tomilho, azeite, sal e pimenta do reino. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta (entre 180 a 200 graus) em uma assadeira forrada com cebola, cenoura e alho poró em cubos. Deixe assar por 12 a 15 minutos, para que a lagosta cozinhe no ponto certo, sem ressecar a carne. Corte a lagosta em fatias finas e reserve.

3. Prepare o molho Marsala aquecendo uma panela com manteiga e azeite. Acrescente uma xícara de cebola picada, deixe refogar por 2 minutos e acrescente 2 colheres de sopa de alho picado. Refogue sem deixar dourar, adicione o vinho Marsala e deixe flambar para queimar o excesso de álcool. Junte 1 litro de caldo de lagosta, o creme de leite fresco e deixe cozinhar em fogo médio até que o volume de líquido reduza pela metade.

4. Cheque o sabor e a consistência do molho e, se necessário, ajuste a consistência deixando o molho reduzir por mais tempo. Mantenha o molho em fogo baixo até o momento de servir.

5. Em uma panela, cozinhe os aspargos em água fervente com bastante sal por 3 minutos. Assim que retirá-los da água, coloque-os em um banho de gelo. Corte os aspargos em duas partes e reserve.

6. Finalize o ragout incorporando as fatias de lagostas, o restante do tomilho e os aspargos cortados ao molho Marsala. Corrija o tempero com sal e pimenta, caso necessário. Mantenha quente para servir acompanhado do Aligot, regado com azeite trufado.

ALIGOT

INGREDIENTES

  • 1kg (aprox. 4 unidades) de batata
  • 200 g (aprox. 4 xícaras) de Queijo Gruyere ralado
  • 1 litro de creme de leite fresco
  • Sal e pimenta do reino a gosto

 

MODO DE PREPARO

1. Coloque as batatas com casca em uma panela com água fria. Cozinhe até que estejam macias, retire do fogo e, com um pano nas mãos, descasque-as. Passe as batatas cozidas por um espremedor e despeje esse purê em uma panela. Junte o creme de leite e aqueça em forno baixo, mexendo todo o tempo.

2. Adicione aos poucos o quejo gruyere ralado, mexendo vigorosamente com uma colher de pau.  

3. Desligue o fogo e deixe a temperatura do purê baixar, sem esfriar completamente, pois assim a consistência fica melhor para manipular.

4. Utilizando duas colheres de mesa, manipule o aligot e sirva imediatamente acompanhado do ragout de lagostas com aspargos. Regue com azeite trufado antes de servir e decore o prato com as pontas dos aspargos.

 

Amamos ter você com a gente durante esta ação incrível! Agora que você já se tornou um anfitrião versátil e de muito talento, aproveite para turbinar a sua cozinha com a ajuda da Brastemp. Afinal, ter os eletrodomésticos certos já é o primeiro passo para inúmeros jantares gloriosos!

Até a próxima!