Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Para quem gosta de pisos coloridos ou com desenhos personalizados, a aplicação de ladrilhos hidráulicos é a escolha perfeita. Além de lindo, esse tipo de revestimento é feito artesanalmente, tem alta durabilidade e pode ser aplicado de infinitas maneiras, já que suas peças são soltas.

Algumas perguntas devem ser feitas antes de optar pelo ladrilho. Afinal, é um material que tem alto valor por conta da produção manual e exige profissionais capacitados para realizar sua aplicação corretamente. Por isso, confira algumas informações importantes sobre o ladrilho hidráulico e, também, inspirações!

O que é?

O ladrilho hidráulico é um revestimento fabricado artesanalmente a partir de cimento e outras matérias primas. Com desenhos personalizados, as peças são soltas e semelhantes, mas nunca completamente iguais umas às outras: a espessura do ladrilho pode sofrer alterações ao longo do processo, com leves imperfeições e tons diferentes que o tornam único.

É interessante notar que hoje o revestimento é visto como um ícone da história da decoração, já que foi amplamente explorado entre o final do século 19 e começo do 20 nas casas europeias. No Brasil, o auge se deu entre as décadas de 1920 e 1940. Sua invenção surgiu como alternativa ao mármore, mas logo conquistou seu espaço como uma das melhores soluções para pisos e paredes diferenciados e único.

Como é feito?

O processo de fabricação do ladrilho hidráulico é artesanal, e é por conta dele que o revestimento recebe seu nome. No total, são oito etapas envolvidas no processo.

Na primeira etapa, um molde em bronze é produzido com o modelo desejado. Em seguida, uma mistura líquida e pigmentada à base de óxido de ferro, cimento branco e pó de mármore é aplicada ao molde. Na parte colorida, uma mistura seca e depois úmida cobre a superfície.

Dados os três primeiros passos, uma prensa hidráulica comprime o ladrilho. Com o material comprido, pode-se retirar a forma, deixando-o descansar por 24 horas e submerso em água por aproximadamente oito horas. Após esse período de espera, o revestimento ainda deve permanecer na sombra por ao menos quatro semanas para a cristalização do cimento.

Finalmente, o ladrilho hidráulico pode ser aplicado em sua obra.

Onde e como aplicar?

O ladrilho hidráulico pode ser aplicado em pisos e paredes de cozinhas, banheiros, varandas, salas e escritórios, funcionando muito bem tanto para ambientes internos quanto externos.

Ao contrário do azulejo que já recebe uma camada vítrea na superfície quando é produzido, o ladrilho deve passar pelo processo de impermeabilização. Essa resina cria uma película de proteção que auxilia no processo de limpeza e manutenção, além de aumentar sua durabilidade.

Sua aplicação não deve ser feita por pessoas não capacitadas, afinal o resultado final é garantido apenas quando a instalação é feita por profissionais. Outra característica que distingue o ladrilho hidráulico do azulejo é que seu assentamento não precisa de espaçamentos, afinal não sofre dilatação. É interessante notar que, em muitos casos, as pequenas diferenças de espessura dos ladrilhos hidráulicos podem ser compensadas na hora de aplicar a argamasse e fazer seu assentamento.

Como fazer a manutenção?

Apesar de necessitar de mais manutenção que outros revestimentos, os cuidados com o ladrilho hidráulico são simples e imprescindíveis. Como mencionamos, o primeiro passo para que o revestimento tenha vida longa, é impermeabilizá-lo. Depois disso, basta lavá-lo com água e sabão e aplicar cera líquida incolor ou em pasta a cada 15 dias, sempre evitando produtos químicos.

Quando instalado corretamente e seguidas as recomendações de manutenção, o ladrilho hidráulico apresenta vida útil de até 100 anos. O tempo mínimo de durabilidade é cerca de 50 anos. Portanto, é uma solução duradoura e resistente, perfeita para espaços como cozinhas e banheiros.

Projeto: Helô Marques Arquitetura | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Projeto: Mayra Navarro | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Projeto: Voa Arquitetura | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Projeto: Gil Mello | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉