Foto acima: Hutomo Abrianto – Unsplash / Divulgação

Uma maneira de dar um UP em seu imóvel para alugá-lo ou vendê-lo mais rápido: essa é a técnica Home Staging!

Criado pela corretora imobiliária Barb Schawarz nos Estados Unidos, o home staging (tradução livre “encenação de casa”) surgiu na década de 70 e vem sendo difundido pelo mundo desde então. Após notar que pequenos ajustes no imóvel e em sua divulgação impactavam diretamente na rápida venda e locação do mesmo, Barb entendeu que essa ferramenta ajudaria – e muito – os proprietários e corretores à terem mais sucesso.

O conceito é embasado em artifícios melhorar o visual dos cômodos, agregando mais valor ao imóvel. Na hora de prepará-lo para vender ou alugar, vale se colocar no papel de comprador e refletir se a casa ou apê está em bom estado e se é agradável permanecer ali, deixando mais fácil a tarefa de avaliar quais pontos precisam ser melhorados. Causar impactos positivos no cliente é meio passo andado para ele sentir que pode – e deve – estabelecer uma conexão de lar com a morada, e esse é o objetivo do home staging.

Aqui no Brasil a técnica ainda está amadurecendo, mas já notou-se que esse é um ótimo caminho para aquecer o mercado. O conceito reúne um conjunto de soluções que engloba não só a potencialização do que o imóvel tem de melhor, como também seu anúncio. Veja abaixo algumas dicas práticas usadas pelo home staging para melhorar os ares da casa ou apê:

  • Certifique-se de que a elétrica e a hidráulica estão em perfeitas condições.
  • Atualize a pintura dos ambientes, inclusive das áreas molhadas, caso necessário. Para quem quer agregar mais personalidade, um papel de parede também é bem vindo.

Foto acima: Paul Hanaoka – Unsplash / Divulgação
  • O piso não está bom? A técnica piso sobre piso é um opção rápida para solucionar essa questão.
  • Cheque se o mobiliário está em bom estado. As peças soltas, principalmente para locação, possibilitam que o morador adeque o layout de acordo com sua necessidade.

Foto acima: Hutomo Abrianto – Unsplash / Divulgação

Foto acima: Minh Pham – Unsplash / Divulgação
  • Uma produção neutra e atemporal deixa qualquer lugar mais acolhedor e versátil, portanto aposte nos objetos de décor e até nas plantinhas.

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Foto acima: Andrew Barrowman – Unsplash / Divulgação
  • Importantíssimo: de que vale uma residência linda com um anúncio que a desvaloriza? O anúncio é o cartão de visita em todos os assuntos imobiliários, então invista JÁ em fotos e vídeos profissionais, e em uma descrição convidativa e super detalhada.
  • Por fim, limpeza. Nada melhor que visitar um espaço higienizado, não é? Pode-se até deixar um suave aromatizador de ambiente, que não seja enjoativo e mantenha a atmosfera agradável.

A aplicação do home staging atinge diretamente o cliente final e pode ser mais uma vertente de trabalho para os profissionais de arquitetura e decór. Abaixo, um depoimento da Marisa Mancini do time da OMA:

Vemos o home staging crescendo aqui no Brasil principalmente em imóveis de locação, nos quais os proprietários são investidores que moram fora de São Paulo ou até do país, e possuem apartamentos em condomínio com lazer completo. Eles se preocupam em manter seus imóveis mobiliados e equipados, com serviços de pay per use como TV à cabo e internet, e uma decoração atualizada a cada novo inquilino. Outros fatores que impactam positivamente são um bom anúncio, limpeza e organização na visitação e o acompanhamento da corretora responsável nas dúvidas e necessidades tanto para com os donos, quanto aos moradores.

Foto acima: Hutomo Abrianto – Unsplash / Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉