Fotos: Tyago Thume/ Divulgação

Este apartamento cheio de garimpos e personalidade é do amante de antiguidades Tyago Thume.

Aperta o PLAY para ver os detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Tyago, o que você acha que moldou o seu olhar ao longo da vida para curtir objetos e mobiliários mais clássicos?

Tyago Thume: Eu não saberia dizer ao certo o que moldou e molda o meu olhar sobre peças que eu admiro e adquiro!  Como eu sempre digo, é “coisa” que flui, a sensação é indescritível! Juro! Sempre que vejo uma peça e a desejo, se passa um filme nos meus pensamentos sobre toda a história dela, a quem pertenceu e os momentos que presenciou. Sentir a peça: isso resume!

CV: O que não entra de maneira nenhuma na sua casa e qual o motivo?

Tyago Thume: Eu mentiria se dissesse que alguma peça eu jamais traria para dentro de casa. Acho radical demais, pois para quem ama arte e antiguidades, ter possibilidades faz-nos felizes!

CV: Qual a peça ou móvel que carrega mais da sua história em toda a casa? 

Tyago Thume: Essa pergunta me fez pensar e me emocionar!  Eu não tenho nenhuma peça que conte minha história ou que eu faça parte dela. Mas há meses atrás adquiri na loja de uma amiga querida uma peça com um significado especial pra mim. Foi uma “plaina manual de madeira”, que me fez lembrar meu avô paterno que era marceneiro e tenho lembranças dele trabalhando com tal instrumento (já estou aos prantos aqui rs). Mas essa peça não está mais comigo. A dei de presente ao  meu irmão, que também ama antiguidades e ficou feliz com a lembrança.

CV: Existe alguma dica para não levar gato por lebre na hora de garimpar?

Tyago Thume: Eu acho essencial  poder confiar em quem está vendendo a peça. Eu digo com orgulho que confio em todos meus amigos e amigas das lojas onde sou feliz adquirindo minhas peças. Fiz amigos maravilhosos que levo pra vida! Obviamente, quando o garimpo é em território desconhecido faz-se necessário um pouco de conhecimento. E no mundo das antiguidades aprender é uma das melhores coisas.

CV: Já sabe qual será a próxima peça que entrará na sua casa?

Tyago Thume: (Primeiro respirei fundo rs). Sonho com várias, que aliás é uma tática que eu uso quando gosto de alguma peça: se eu gostei, não levei, e for a primeira coisa que vier aos meus pensamentos no dia seguinte quando eu acordo, não tem erro, volto a loja e adquiro . Mas voltando ao assunto, no momento estou desejando um espelho, mas não é qualquer espelho. Tenho espelhos maravilhosos, mas o que desejo é ainda mais lindo!

Fotos: Cristian Thume/ Divulgação
Fotos: Tyago Thume/ Divulgação