Fim de ano é assim… Época de colocar na balança tudo o que fizemos para levar adiante somente os feitos positivos. E aqui no Casa de Valentina essa máxima também se aplica! Voltamos um pouco no tempo, passeamos por todas as casas publicadas na seção Open House, nos perdemos por horas entre lindos cômodos e detalhes decorativos para chegar a essa seleção especial. Nesse primeiro post reunimos lares marcantes e cheios de história, que têm em comum o estilo clássico. Prontos para a viagem?

MÓVEIS E OBJETOS TRADICIONAIS, GARIMPADOS OU HERDADOS, PONTUAM ESSAS CASAS CLÁSSICAS.

 

Decoração de:

Para começar, nada mais justo do que revisitar a casa que inaugurou essa seção: a da minha mãe, Marcia Peluffo Zahran. Apesar de parecer fazer parte de outra cidade, ou até mesmo de outro estado, ela fica localizada em um condomínio fechado na Chácara Flora, em São Paulo. O terreno é abraçado pela Mata Atlântca e emana uma paz sem igual. As amplas janelas permitem que o jardim faça parte dos espaços internos, ambientados com muito carinho e cuidado: “Coloquei alguns objetos de meus avós, sogros e pais. E também quadros de pintores do Centro-Oeste, região em que nasci, morei e fui feliz”.

 

Decoração de: lareira de madeira; Casa de ValentinaDecoração de: mesa Luis XV; Casa de ValentinaDecoração de: quadro figurativo; Casa de ValentinaDecoração de: tapeçaria antiga; Casa de Valentina

 

Nossa segunda casa clássica é a da designer de joias Isabella Blanco. A morada de 850 m² conta história através da sua decoração, que segue evoluindo a cada novo achado incorporado a ela. É que Isa e o marido, Luiz Casali, adoram garimpar peças de diferentes estilos e períodos em feiras de antiguidades e antiquários mundo a fora, além de terem o hábito de colecionar pequenos tesouros. Uma dessas coleções ocupa as paredes do lavabo, com móveis feitos sob medida para abrigá-la: a de perfumeiros antigos.   

 

Decoração de: facahada clássica; Casa de ValentinaDecoração de: lustre antigo de murano; Casa de ValentinaDecoração de: piano de cauda preto; Casa de ValentinaDecoração de: chaise barcelona branca; Casa de ValentinaDecoração de: coleção de perfumeiros; Casa de Valentina

 

Para fechar a nossa seleção, está outra casa muito familiar para mim: a da minha amiga de muitos anos Regina Meira. "Esse imóvel foi construído pelos meus pais há mais de 20 anos e eu morei aqui até me casar. Depois passei uns 5 anos fora até que minha mãe se mudou e eu tive a oportunidade de voltar pra cá, mas desta vez com a minha família", conta. A casa de 350 m² fica no Jardim Paulistano e costumava ter um ar bem europeu – que Regina acabou incorporando e atualizando com toques joviais. Muitos dos móveis lindos e antigos que compõem os ambientes também foram herdados da mãe e ajudam a amarrar a decoração.

 

Decoração de: parede cinza escuro; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: almofada cobre; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: parede verde; Casa de ValentinaDecoração de: Papel de parede branco e dourado; Casa de Valentina

 

Gostaram do nosso poutpourri clássico? As casas são lindas e cada uma tem seu charme único, né? Semana que vem teremos mais uma seleção especial de casas do Open House, mas com um tema diferente. Até lá! ;)

Decoração de:

Fotos: Julia Ribeiro