Festa Junina é uma das comemorações mais queridas do Brasil, e em meados de maio já começamos a aguardar ansiosamente pelo próximo mês, para juntarmos à família toda ou ir até as quermesses, não é?

Capaz de reunir tradição, cultura e boa culinária, originalmente a festança foi criada para homenagear Santo Antônio no dia 13 de junho (dia em que a Tete nasceu, inclusive rsrss), São João Batista dia 24, e São Pedro dia 29, três santos católicos. Segundo a tradição cristã, São João anunciou a “boa-nova” da vinda de Cristo, filho de Deus e salvador da humanidade que renovaria todas as coisas. Para quem celebra tais datas, pensar que as festas juninas carregam também o significado de renovação, faz total sentido nessa fase de pandemia que estamos passando, buscando energia para nos reciclarmos a cada dia que passa…

Como tudo se atualiza, hoje a Festa Junina é multicultural e permeia muitas outras tradições ou crenças, deixando bem à vontade para qualquer pessoa se deliciar com os pratos típicos e dançar ao redor da fogueira!

Sabemos que a situação em relação ao coronavírus começou a melhorar aos poucos, mas é fato que ainda precisamos ficar em casa o máximo que pudermos e que vamos demorar para nos aglomerarmos para qualquer tipo de evento. Então, achei interessante trazer ideias e dicas para fazer um arraiá compacto em casa, e fiquei bem animada em não deixar que passe em branco por aqui, fora que também é mais uma forma de curtir e entreter os pequenos ;-)

DECORAÇÃO

O primeiro passo é decidir o lugar e, em casa ou apartamentos, pode-se explorar as salas de jantar e estar, a varanda ou o jardim. Independente do cômodo, afaste os móveis para aumentar o espaço de circulação, pois mesmo que sejam poucas pessoas, essa mudança no layout começa a trazer os ares festivos.

Sempre que pensamos em arraiá, logo as cores vivas vêm à nossa mente e transportá-las para a decoração é essencial! Posicione a mesa principal onde ficarão as comidas, separe um aparador, bancada ou buffet para organizar as bebidas e forre esses móveis com uma toalha xadrez, de chita ou a mais colorida que tiver, compondo com pedaços de juta que podem ser base para receber alguns pratos. Aos religiosos, escolha ainda um móvel para montar um altar com imagens dos Santos homenageados, pode ser no hall de entrada, por exemplo.

Para as bandeirinhas – elemento tradicional da festa -, utilize papeis coloridos, papel branco com desenhos, sobras de tecidos, recortes de jornais ou revistas. Essa é a hora de usar a criatividade! Além das originais, você pode recortá-las em formato de coração ou triângulo, intercalando com fitas de várias cores, fica divertido e diferente. Para quem não é muito do DIY, existe a opção de comprá-las prontas no mercado, como as de plástico, que podem ser guardadas para os outros anos.

Se quiser criar mais volume ainda na decoração, pendure o famoso balão no centro do ambiente, e aposte em vasos de flores e cestos. Outras opções são: mural com chapéus de palha por toda a parede; e uma parede temática com símbolos típicos (fogueira, milho, balão, casal caipira, etc).

COMES E BEBES

Como é uma festa menor, o segredo aqui é ter variedade, mas em pouca quantidade. Opte por porções pequenas de cada prato, de modo que cada pessoa consiga provar pelo menos um de cada, não precisa exagerar mesmo, pois dessa forma, todos conseguem desfrutar dos vários sabores que a Festa Junina nos oferece. Montei uma lista bem interessante, onde muitos dos itens abaixo conseguimos encontrar prontos no mercado, olha só:

Entradinhas – para quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças, escolha 4 opções:

  • amendoim salgado
  • bolinho de aipim com carne seca
  • dadinho de tapioca
  • mini broa
  • mini pão de queijo
  • pastelzinho de queijo
  • pipoca

Pratos – para quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças, escolha 3 opções:

  • caldo de feijão
  • caldo verde
  • cachorro quente
  • escondidinho de carne seca
  • milho cozido com sal e manteiga

Doces – para quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças, escolha 5 opções:

  • amendoim doce
  • arroz doce com canela
  • bolo de fubá cremoso com erva doce
  • bolo de milho
  • curau de milho
  • canjica
  • mini pamonha
  • paçoquinha
  • maçã do amor
  • mini churros

Aqui no blog já postei uma deliciosa Receita de Doce de Abóbora bem fácil de fazer e é uma boa pedida nesse caso!

Bebidas:

  • água com e sem gás
  • suco de frutas vermelhas
  • quentão
  • vinho quente

Na apresentação dos pratos, invista nas plaquinhas coloridas com os nomes de cada um deles. Os chapéus de palha também são bem-vindos na mesa posta nessa ocasião, já que forrados com guardanapo de papel, eles servem de cesta para os alimentos. Como é uma festa rústica, não se preocupe com a perfeição! A espiga do milho ou pedaços de canela em pau, por exemplo, combinam muito com o clima.

TRAJES

Estar à caráter em casa é opcional, mas é bem legal entrar na brincadeira, né! As crianças adoram se vestir, fazer as pintinhas e, mesmo que seja algo mais intimista e em poucas pessoas, aproveite para tirar a camisa xadrez do armário, arrumar o cabelo e fazer uma maquiagem típica junina ;-)

MÚSICA

Hoje as plataformas de streaming já disponibilizam playlists bem legais para as festividades! No arraiá, o arrasta pé é embalado pelas músicas instrumentais clássicas de festa junina, mas também pelo xaxado, forró, moda de viola e sertanejo. Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Elba Ramalho são nomes que podem abrilhantar sua Festa Junina mais intimista, e dar vida à danças na sala em casal, com as crianças, sozinho, e com ou sem muito espaço.

BRINCADEIRAS

Confesso que nas Festas Juninas não são só as crianças que brincam hahaha Diversão é a palavra que predomina na atmosfera do arraiá, sem dúvidas, e abaixo reparti as brincadeiras em dois tópicos, pensando no espaço que temos nas casas e apartamentos, mas sempre lembrando que tudo é adaptável:

Espaço reduzido:

  • Pescaria: faça os peixinhos com cartolina, faça um buraquinho como se fosse o olho e prenda um clipe no buraco. Em seguida, coloque eles em uma bacia ou piscina infantil forrada com papel celofane azul. Para a vara, use gravetos compridos, finos e resistentes; amarre o barbante na ponta do graveto; corte o barbante e, na outra ponta dele, amarre um imã. Pronto, é só pescar! Dá para incluir lembrancinhas para quem conseguir pescar, ou anotar números nos peixes e ir somando para ver quem faz mais pontos. Essa é uma brincadeira ótima para a coordenação motora dos pequenos.
  • Correio elegante: recorte corações e escreva bilhetes carinhosos para as crianças entregarem – elas amam.
  • Acerte o alvo: organize garrafas pet para jogar as argolas.
  • Dança da laranja: em duplas e segurando uma laranja na testa, os participantes devem dançar no ritmo da música, sem deixar a fruta cair no chão. Vence quem dançar por mais tempo.

 Ambientes espaços ou área externa:

  • Dança das cadeiras: coloque cadeiras de acordo com o número de pessoas que vai participar do jogo. Dê o play em uma música para que os participantes dancem em volta da cadeira, quando a música parar, todos devem sentar. Vai saindo quem ficar de pé, até sobrar uma cadeira e vencer quem se sentar nela.
  • Tomba-latas: equilibre latas e jogue as bolinhas até todas caírem. Cada participante deve ter três chance, e ganha quem derrubar a maior quantidade de latas primeiro.
  • Corrida de sacos: utilize sacos grandes e entre dentro deles. Atrás de uma linha, os jogadores se posicionam e, após a largada, vence quem chegar primeiro à linha de chegada sem cair.
  • Corrida do ovo: entregue aos participantes uma colher e um ovo. Coloque o ovo na colher e, segurando-a com as mãos, os jogadores devem disputar quem chega primeiro à linha de chegada, sem deixar o ovo cair. Se não quiser fazer tanto sujeira, é aconselhável que o ovo esteja cozido.

Conta aqui nos comentários como estão os preparativos do seu arraiá em casa <3

Fontes: Brasilescola.uol.com.br, Revistacasaejardim.globo.com, Altoastral.com.br, Todamateria.com.br, Lunetas.com.br, Arteinventos.com.br
Imagens: Tastemade.com.br, Blogdomath.com.br, Fhits.tv, Queridamamae.com, Graiche.com.br, Vairaruamenina.wordpress.com, Br.guiainfantil.com, Tudogostoso.com.br, Beijosbluespoesiablog.wordpress.com, Panelinha.com.br, Casavogue.globo.com, Bellyhome.com.br, Cheftime.com.br, Folha.uol.com.br, Saude.abril.com.br, Gastronomiars.com.br, Conteudo.solutudo.com.br, Alinelangonifotografia.com.br

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉