Já perdi as contas do tempo em que estamos confinados e quem tem crianças em casa como eu, sabe que tem sido desafiador. Por um lado, penso que é quase uma dádiva a inocência dos pequenos não entenderem exatamente o que está acontecendo, por mais que o tempo todo eu e o Célio relembremos ao Bento e a Thereza o por quê estamos em casa; mas também existe o fator energia, que eles têm uma necessidade natural em gastar, né rsss

Em dias normais, as crianças vão à escola, parques ou brincam no condomínio com os amigos, é assim que eles gastam a energia e, conforme os dias vão passando no resguardo, vejo que assim como nós, eles ficam estressados e impacientes com facilidade. Sem dúvidas esse é mais um assunto para nos reinventarmos no isolamento, desde as brincadeiras ao entendimento de que sim, a mamãe e o papai, mesmo em casa, precisam trabalhar.

Estamos tentando equilibrar a rotina e o brincar, mantendo a hora de dormir, estudar, comer e etc. Essa quarentena tem sido uma oportunidade de ficar colada nos meus pequenos e, no fundo no fundo, já sei que sentirei muita falta quando voltarmos a circular… Por aqui já fizemos algumas atividades em casa e resolvi trazer 10 delas, para inspirar e também trocarmos algumas figurinhas, porque né, tem hora que as ideias se esgotam hahaha

1. AJUDAR NAS TAREFAS DA CASA

No começo do isolamento estávamos em fase de mudança e nós mesmos organizamos e encaixotamos tudo, e incluímos as crianças em todo processo. Ali já percebi que as tarefas do dia a dia podem ser ótimas aliadas para entretê-los por um tempo, e estamos aplicando em coisas simples como arrumar a cama ao acordar, tirar prato, copos e talhes da mesa, guardar os brinquedos e até mesmo na faxina. Como eles nos veem fazendo, logo se interessam e entram na onda, acaba sendo divertido! AQUI inclusive, tem uma matéria sobre como envolver a família toda na limpeza da casa.

2. CABANA

Qual criança não gosta de brincar de cabana, né? rsss Com lençol, cobertas, almofadas, colchões, dá para criar uma atividade que dura bastante tempo. Além de montar a cabana, depois de pronta ela pode proporcionar mais brincadeiras, como um piquenique, por exemplo. A Tete outro dia me pediu para ver um filme enquanto eu trabalhava para ficarmos perto, então montamos uma caminha embaixo da minha mesa e por ali ela ficou um bom tempo!

3. COZINHAR

Uma baguncinha na cozinha às vezes é uma oportunidade de agitar as tardes das crianças. Ao fazer um bolo em família, elas podem ajudar a caçar os ingredientes pela cozinha, organizar medidas, e aí então quebrar os ovos ou mexer a massa, por exemplo, ou em preparos mais saudáveis, como selecionar frutas para uma salada. Essa atividade pode se prolongar até a arrumação da mesa, colocando os pratos, copos, talheres e até um arranjo mais simples com flores e plantas que já existem em casa.

4. ENVOLVER-SE COM A NATUREZA

O confinamento tem nos mostrado como a natureza é importante para nossa vida. Quem aí está com saudade da praia, do mar, ou simplesmente de colocar o pé da terra? Bom, para amenizar essa vontade e nos aproximarmos um pouco do verde, é possível cultivar plantas e temperos em casa. Os pequenos adoram mexer com a terra, e acompanhar o desenvolvimento das plantas, ajuda a entender sobre cuidado, ciclo de vida, sol, água…

5. FANTASIAR-SE

A Thereza tem uma fantasia da Minnie que é quase uniforme oficial hahaha Adoro isso nas crianças; elas elegem uma roupa predileta e muitas vezes são as fantasias! Vestir-se de um personagem ou fazer maquiagens dá asas à liberdade, pode até render um Show de Talentos em Casa, com desfiles, dança, música e teatro.

6. INVENTAR BRINQUEDOS

Aaaa, temos feito bastante isso em casa usando objetos que temos aqui ou que seriam descartados, porque damos atenção à coisas que muitas vezes iriam para o lixo, e também é um momento que as crianças exploram a criatividade pintando, desenhando, recortando e etc. Tenho usado o blog e insta da Estéfi Machado para pegar umas ideias, ela fez um PDF com 40 brinquedos para inventarmos na quarentena e já testamos vários com o Bento e a Tete, eles amam!

7. JOGOS QUE NUNCA FICAM ANTIGOS

Sabe as brincadeiras que você fazia quando era criança? Resgate-as para brincar com seus filhos, e nossa, tem taaantas legais que rendem bons momentos e não precisam de firulas, olha só: amarelinha; passa-anel; telefone sem fio; pedra, papel e tesoura; dança das cadeiras; vivo ou morto; as boas cantigas de roda; quebra-cabeças; jogos de tabuleiro; trava-línguas e adivinhas (o que é o que é?).

8. LEITURA

Você pode achar um momento do dia para sempre ler algo com seus filhos ou contar histórias. A leitura é como uma viagem, a imaginação rola solta e ajuda a relaxar. Os livros em si são ótimos, além deles existem canais bem interessantes de contadores de histórias no Youtube, e você pode contar causos da sua própria infância, reunindo fotografias antigas também. Certeza que será um momento valioso <3

9. PRATICAR O DESAPEGO

Como disse lá em cima, organizamos nossa mudança no período de isolamento e fizemos tudo juntos. Na hora de encaixotar as coisas das crianças, foi muito bom incluí-los nisso, pois eles separaram brinquedos e roupas que não usavam mais para doarem. Todo o processo foi importante, desde a análise do que fica e o que sai, e o por quê estávamos fazendo aquilo, ao momento de decidir para onde encaminhar todas as peças. Vejo que as redes de apoio na quarentena têm se fortalecido, e plantar a semente desse entendimento nos pequenos desde cedo é bem especial.

10. VISITAR MUSEUS

Graças a tecnologia, hoje é possível conhecer museus por todo o mundo através de visitas virtuais, sem sair de casa e gratuitamente. Aproveite para explorar junto com as crianças os acervos e corredores de lugares históricos como MASP, Pinacoteca e MAM aqui de São Paulo, ou até o Louvre em Paris, na França, onde fica o famoso quadro da Mona Lisa.

Quais atividades estão rolando por aí na sua casa? Espero que esteja tudo, na medida do possível, leve. Abs <3

Fontes: Coladaweb.com, Gauchazh.clicrbs.com.br
Imagens: Ohyaystudio.com, Thehousethatlarsbuilt.com, Saint-gobain.com.br, Zora.medium.com, Blog.clubinhodeofertas.com.br, Hellosensible.com, Bedroomforgirls.com, Blogg.loppi.se, Wear4trend.com

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉