Meu primeiro post de 2020 já começa com uma notícia que acho maravilhosa: este ano vou para a feira Ambiente. Grandes amigos repetiam insistentemente para eu fazer a cobertura dessa feira, alguns sempre vão como expositores e outros como visitantes, mas todos voltavam sempre com o mesmo mantra, “Lucila, vc PRECISA ir.”. Pois bem, este ano lá vou eu rssss

A Ambiente é a feira líder mundial de bens de consumo que acontece em Frankfurt, Alemanha, todos os  anos. De 7 a 11 de fevereiro deste ano, estarão reunidos num espaço de 306.000m² expositores de mais de 90 países, com peças que englobam os três temas mais relevantes na área: dining (produtos de mesa e cozinha), living (itens de decoração) e giving (dedicada a presentes). 

A Ambiente é uma ótima oportunidade para vendedores e visitantes construírem relações de qualidade, descobrir desenvolvimentos atuais do mercado e design, e também conhecer tendências de todos os segmentos. 

NOVIDADES!

A partir de 2020, teremos algumas novidades por lá. Uma delas é que a área de Dining passará a ter seu próprio piso, com cerca de 110 expositores do mundo todo do setor de hotelaria, restaurante e catering, o HoReCa. Se você gosta do assunto e quer aproveitar um nicho em crescimento, vale a pena passar no pavilhão 6.0, estande D40, e conversar com os consultores e expositores ;-)

A feira também trará o Focus on Design, uma apresentação especial de produtos vindos de um país em particular, que será selecionado a cada ano. Para começar, a feira escolheu designers que realmente causam impacto no mercado, e o país selecionado foi… o Brasil.

Cinco estúdios de designers brasileiros, cada um com seu DNA, exibirão seus produtos na Galleria 1, além de estarem na área Talents da feira, no Hall 8.0, onde apresentarão itens artesanais e exclusivos, de séries limitadas. Vamos aos 5 escolhidos:

Bianca Barbarto

Designer autodidata com foco no desenho autoral de móveis e luminárias em produções elaboradas e minuciosas de objetos que vão desde edições limitadas até linhas industriais, fabricadas e comercializadas por fábricas em maior escala. Paulistana nascida em 1978, Bianca fundou seu estúdio em 2008 no Rio de Janeiro. Hoje reside em SP e seus produtos são comercializados em 30 pontos de venda pelo Brasil. Já participou de diversas exposições, mostras e feiras como a MADE, SP-Arte, Feira Parte, Paralela Móvel entre outras, lançando anualmente coleções novas.

Brunno Jahara

Nascido e criado no Rio de Janeiro, Brunno estudou desenho industrial e depois se mudou para a Itália, onde estudou no Istituto Universitario di Architettura di Venezia e depois trabalhou na Fabrica na Itália por dois anos. Tendo formado na Europa, ele é um defensor energético do novo cenário do design brasileiro. Seus produtos e móveis são expressivos e têm uma linguagem internacional que fala do Brasil, ajudando a criar a identidade do design deste imenso país multicultural – cheio de recursos, inovação e artesanato.

Ricardo Inneco e Mariana Ramos

O Estúdio Rain é formado por Ricardo e Mariana respectivamente arquiteto e designer de produto. Nasceram e estudaram em Brasília, cidade conhecida por sua arquitetura e urbanismo modernistas. Mudaram-se para São Paulo em 2012 onde atuaram em importantes estúdios de arquitetura e design. Em 2015 passam a trabalhar em colaboração sob o nome RAIN, situado na Barra Funda. Sua principal atuação está no desenvolvimento de mobiliário, iluminação e objetos utilitários. Também atuam em colaboração com outras marcas e no desenvolvimento de edições limitadas e instalações, nas quais se destaca um forte teor gráfico e escultórico.

Rodrigo Almeida

É um dos nomes mais conhecidos da nova geração de designers brasileiros. Suas obras conquistaram tanto o mercado nacional, como internacional. Variando entre obras de arte a móveis e objetos do cotidiano, a itens de moda e acessórios, ele cobre toda a gama de segmentos, inventando histórias que depois transforma em imagens e as imagens em objetos. Usando sua originalidade, versatilidade e talento, ele seguiu um caminho que lhe dá um lugar entre os grandes, e não apenas no Brasil.

Sérgio J. Matos

Sérgio vê o design como algo que deve preservar força, história, lembranças e apegos. Com base nessa perspectiva, o designer de Mato Grosso cultiva o desenvolvimento de móveis e peças de décor. Sua produção criativa está fortemente enraizada na regionalidade e na identidade – elementos que resistem à passagem do tempo e preservam as técnicas e conhecimentos tradicionais. Desde a abertura de seu estúdio, em 2010, Matos recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, fortalecendo assim a imagem do design brasileiro.

TENDÊNCIAS!

Tudo está em fluxo: em tempos de imensos problemas ambientais, a indústria de bens de consumo enfrenta o desafio de desenvolver produtos de alta qualidade que também sejam sustentáveis. Designers e fabricantes estão se concentrando em modelos de produção utilizando material ecologicamente responsável e alternativas de processamento, e essas novas soluções são importantes tanto para o meio ambiente, quanto para diversidade criativa que o design é capaz de explorar. Olha só algumas tendências que vamos encontrar na Ambiente 2020:

Forma e Suavidade:

  • peças funcionais com excelente qualidade e características pelo volume, formas acentuadas, contornos, naturalidade e suavidade;
  • paleta neutra com nuances de branco e cinza;
  • materiais com superfícies lisas, macias ou texturizadas, como vidro, porcelana e tecidos de fibras naturais. Valorização do orgânico, sensorial e do sustentável.

Precisão e Arquitetura:

  • com inspiração na arquitetura, as peças tem características brutas e estruturadas, mas ao mesmo tempo minimalistas, concisas e sofisticadas;
  • as cores permeiam tons de tijolo, cimento e ferrugem. Remetendo ao industrial, a paleta é discreta, escura e elegante;
  • madeira, vidro, aço, bronze, tecidos pesados (couro, veludo, tweed, etc…) formam o grupo atemporal de materiais, junto aos desenhos geométricos e acabamentos fosco ou com pouco brilho.

Artístico e Diverso:

  • objetos divertidos, criativos, com mais de uma utilidade e cheios de personalidade;
  • as cores aguçam a criatividade, como laranja, vermelho, amarelo e azul. São explorados os tons da paleta de cada uma, para criar combinações diversas;
  • artesanato e tecnologia podem ser misturados, e o uso de novos materiais, processos de fabricação incomuns, e estilos diferentes, dão origem a objetos ricos em detalhes e nada convencionais.

Antes de finalizar, mais algumas dicas de pavilhões para passar na feira:

  • Ambiente Academy – pavilhões com tendências, conceitos e dicas de especialistas do ramo para 2020;
  • Ethical Style Guide – fabricantes de bens de consumo sustentáveis ou produzidos de forma ética;
  • Talents – ideias originais de produtos. Estarão em exposição projetos contemporâneos e criações de designers ainda desconhecidos nas áreas de Dining e Living.

Bom, já deu para perceber que a Ambiente é enorme e que vale muito a visita! Todos os pavilhões são interessantes e as pessoas estão dispostas a trocar figurinhas, então se você estiver pensando em ir, escreve aqui nos comentários que vou adorar saber ;-)

Feira Ambiente 2020
De 7 a 11 de Fevereiro
Local: Frankfurt – Alemanha
Mais informações: www.ambiente.messefrankfurt.com/frankfurt/en.html

Fonte: Ambiente.messefrankfurt.com
Imagens: Ambiente.messefrankfurt.com