Fotos de Rachel Claire no Pexels

Talvez a primeira e mais desafiadora questão a ser levantada quando vamos decorar nossas casas seja: qual é o meu estilo de decoração preferido? 

Afinal, é a partir daí que serão feitas todas as escolhas de objetos, móveis e materiais que estarão presentes no lar. Mas definir o próprio estilo nem sempre é uma tarefa fácil. Primeiro porque é perfeitamente cabível – e provável – se encantar com mais de uma tendência, e segundo porque muitas vezes nem sequer se conhece os principais estilos de decoração disponíveis. Pensando nisso, ando trazendo alguns posts aqui no blog que detalham mais a fundo as características de algumas linhas de decor. O último foi sobre o estilo farmhouse, e no de hoje falaremos sobre o estilo escandinavo. Vamos lá?

A receita de uma boa decoração em estilo escandinavo até que é simples: muita luz natural, madeiras clarinhas e uma base branca nos pisos, paredes e móveis. Mas essas escolhas não são por acaso. A predominância das cores claras tem um motivo muito importante: tentar propagar ao máximo a luz natural pela casa, afinal o estilo surgiu na Escandinávia no começo do século XX, onde os residentes tinham que enfrentar o rigoroso inverno europeu com pouca incidência de luz solar.

Mas como os ambientes acabam ficando com um aspecto “gelado” devido as cores empregadas, apartamentos e casas de estilo escandinavo pedem itens que tragam aconchego. Assim, uma boa alternativa é apostar em tecidos confortáveis, como lã, algodão, microfibra e até pele falsa. No que diz respeito aos móveis, predominam aqueles com linhas retas e sóbrias, além do uso de madeira, sobretudo em tons claros, que remetem a natureza e a simplicidade de vida. 

Agora que você já sabe as principais características do estilo escandinavo de decoração, dá uma olhada na seleção que separei de projetos interessantes que exemplificam bem esse tipo de estética:

Foto de Ivan Samkov no Pexels

Foto de Monstera no Pexels

Fotos de Mikhail Nilov no Pexels

Fotos de Rachel Claire no Pexels

Fotos de Max Vakhtbovych no Pexels

Foto de Angela Roma no Pexels

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉