Foto: pvproductions/ Reprodução

Se você acompanha o canal do Youtube do Casa de Valentina, com certeza viu um dos últimos Open Houses que postei; a casa da decoradora de interiores Sirlei Limberger. Durante o vídeo citamos muitas vezes o estilo farmhouse, no qual a decoração da casa da Sirlei se enquadra, por isso decidi trazer aqui detalhes sobre o que é exatamente o farmhouse e como implementá-lo na sua casa com algumas dicas simples.

O estilo farmhouse é inspirado nas antigas casas de campo dos agricultores norte-americanos, por isso busca recordar tempos mais simples, fugindo do que se espera de uma decoração moderna e, portanto, apostando em peças antigas e itens rústicos que lembram a estética rural. 

Entretanto, por mais que se baseie em casas de fazenda, o estilo farmhouse traz a ideia de criar ambientes elegantes e iluminados, ainda que em sintonia com a natureza ao redor. Talvez o ponto mais importante para criação de ambientes assim seja a ideia de evolução da decor ao longo do tempo. Ou seja, espaços com móveis diferentes, que não combinam entre si de maneira óbvia, e assim, com cara de que não foram comprados juntos. É realmente um estilo de decoração afetiva que proporciona espaços muito aconchegantes.

E se você quer saber com maior precisão o que usar na sua casa para criar a atmosfera do estilo farmhouse, é bom apostar nos seguintes itens:

  • Madeira

Sem dúvida uma das coisas que mais caracterizam esse tipo de decoração é o uso da madeira ao máximo. É possível aplicá-la nos pisos, no teto, nas paredes, móveis e até nos elementos decorativos, como caixas, ganchos e baús.

  • Paleta de cores neutra

O estilo se adapta tanto a tons claros como a mais escuros, mas é interessante buscar por uma paleta de cores neutra, ou seja, sem grande destaque entre uma cor e outra. Normalmente os tons mais usados são marrom, bege, cinza, branco e rosé, combinados com estampas como xadrez e listras discretas em mantas, almofadas, estofados e cortinas.

  • Peças rústicas

É muito comum encontrar em projetos de estilo farmhouse móveis e objetos garimpados de antiquários, leilões e mercados com peças mais antigas. Elas podem ser mescladas com itens mais novos, mas deve-se fazer essa mistura pensando em priorizar a estética rústica ou antiga.

E se quiser se inspirar ainda mais nesse estilo de decoração que remete a vida interiorana, dá uma olhada nas fotos que separei com decorações que vão na linha do farmhouse:

Foto: iStock/ Reprodução

Foto: Freepik/ Reprodução

Foto: pvproductions/ Reprodução

Foto: freepic.diller/ Reprodução

Foto de Tatiana Syrikova no Pexels

Foto de Ksenia Chernaya no Pexels

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Foto de Charlotte May no Pexels

Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Foto de Tatiana Syrikova no Pexels

Foto de Wendy Wei no Pexels

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉