Foto: Andrea Davis / Pexels

Seja para ampliar espaços, dar um toque de modernidade e elegância ou deixar o ambiente mais funcional, os espelhos têm papel importante na decoração de interiores.

Quando estrategicamente posicionados, os espelhos refletem a luz natural e artificial, fazendo com que um cômodo pareça maior e mais arejado. Isso é especialmente benéfico em ambientes menores, como apartamentos urbanos, onde a otimização do espaço é essencial. Além disso, ao refletir elementos do espaço, os espelhos podem criar a ilusão de profundidade, tornando as salas mais convidativas e interessantes.

Por isso, separamos algumas dicas para apostar de vez nos espelhos para a decoração da sua casa ou apartamento!

Escolhendo o local adequado

A escolha do local para posicionar um espelho é crucial. Colocá-lo de frente para uma janela, por exemplo, faz com que ele capture a luz e a propague pelo ambiente, adicionando brilho e vitalidade ao lar. Já em salas de jantar ou copas, um espelho estrategicamente posicionado pode criar a ilusão de um espaço maior, tornando os momentos das refeições ainda mais agradáveis. Nos quartos, onde o espelho é peça fundamental por sua funcionalidade, pode também adicionar um toque diferente ao décor.

Além disso, os espelhos também podem ser usados para destacar características específicas de um ambiente. Por exemplo, um espelho posicionado para refletir uma peça de arte de destaque ou uma vista panorâmica pode direcionar o olhar dos visitantes para aquilo que você deseja enfatizar. Outra dica é incorporar espelhos a móveis, como aparadores espelhados, a fim de criar pontos focais elegantes.

Molduras e formatos

É importante também pensar nos estilos de molduras dos espelhos e o papel que desempenham na decoração. São inúmeras as opções: desde molduras ornamentadas em estilo rococó até molduras minimalistas e modernas. As primeiras, mais trabalhadas, adicionam uma sensação clássica e tradicional, enquanto molduras simples e clean se encaixam perfeitamente em espaços contemporâneos.

O formato também é peça-chave para transformar a sua sala, quarto ou banheiro. Formatos quadrados e retangulares são as mais usadas para espelhos, porém, que tal apostar em formatos orgânicos para adicionar dinamismo na sua casa? Espelhos redondos, por exemplo, deixam os ambientes mais fluidos, enquanto outras formas mais vivas criam sensação de criatividade e liberdade ao seu lar.

Espelhos e iluminação

Além de sua função estética, os espelhos também podem ser usados para resolver desafios específicos de design na decoração. Em espaços mal iluminados, os espelhos podem ser usados para refletir a luz disponível, iluminando o ambiente de maneira eficaz. Em corredores estreitos, um espelho estrategicamente colocado pode criar a sensação de uma passagem mais larga.

No entanto, é importante usar os espelhos com moderação. O uso excessivo de espelhos pode criar um ambiente excessivamente refletivo e frio, perdendo a sensação de aconchego. Além disso, é essencial lembrar que os espelhos também refletem a bagunça inevitável do dia a dia e podem amplificar áreas desorganizadas!

Projeto: VOA Arquitetura | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Projeto: Simone Saccab | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Projeto: Robert Robl | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Projeto: Andrea Dinelli | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Projeto: Helô Marques | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Fotos: Pexels / Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉