Projeto: VOA Arquitetura | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Quem acompanha o Casa de Valentina já deve ter visto diversos projetos com o uso de cimento queimado. Versátil e simples, ele é o queridinho da vez quando o assunto é estilo industrial. Já mostrei por aqui como decorar sua casa nesse estilo, e também visitei diversos projetos que aderiram à tendência, como o Open House pelo apê da arquiteta Lucilla Almeida.

Mas para além do industrial, o cimento queimado também pode ser utilizado para deixar o ambiente mais despojado, chique ou rústico, a depender de sua aplicação. Pensando nisso, reuni dicas e informações sobre a melhor maneira de aplicar o cimento queimado na decoração e deixar seu apartamento ou casa do jeitinho que sempre sonhou.

O cimento queimado é uma argamassa feita a partir de cimento, areia e água, mistura que deve ser preparada no mesmo lugar de aplicação. Para que o efeito fique como o desejado, é necessário dar o efeito de queimado, e isso acontece da seguinte forma: com a massa ainda fresca, o pó do cimento deve ser jogado por cima dela e alisado com uma desempenadeira. A diferença na concentração de pigmentação da massa garante o efeito queimado. Legal, né?

Já para atingir outras cores, é necessário que o pó adicionado ao cimento seja de diferentes pedras. Por exemplo, para conseguir uma cor clara e neutra, é misturado ou mármore ou granito. Já para que fique colorido, é necessário adicionar pigmentos de cores, dando um aspecto mais alegre à decoração. Uma boa dica é tomar cuidado com o ambiente onde deseja introduzir o cimento queimado: no banheiro, por exemplo, o ideal é optar por um porcelanato que imite cimento queimado, já que o local pode entrar em contato com água.

E aí, ficou com vontade de repaginar a sua decoração? Outro destaque bem legal do cimento queimado é que ele é de fácil manutenção e dura bastante, então não há muita preocupação em relação à manutenção ou renovação.

Abaixo você confere dois projetos do escritório VOA Arquitetura para se inspirar e botar a mão (literalmente) na massa!

Projeto: VOA Arquitetura | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Projeto: VOA Arquitetura | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉