All-purpose-gluten-free-flour

Como eu já disse por aqui, depois que conheci a Schär comecei a me interessar mais pela questão da doença celíaca por alguns motivos: 1) para saber se eu tinha 2) pq e acho que 2 pessoas bem próximas têm e nunca foram diagnosticadas.

Mas também vim falar sobre esse assunto aqui pois quase 90% das pessoas que passam aqui pelo blog são mulheres, e nós somos as principais afetadas por essas doenças, então é um assunto pertinente…

Para facilitar encontrei um artigo que aponta os 5 sintomas frequentes que a gente frequentemente não relaciona a questões celíacas:

1) Infertilidade

Até 8% das mulheres diagnosticadas celíacas apresentam a chamada infertilidade inexplicada. Como parte das mulheres não tem sintomas gastrointestinais, os médicos começaram a sugerir a realização de exames complementares para as que apresentam infertilidade sem causa identificada, com o objetivo de avaliar a possibilidade de doença celíaca.

2) Gravidez

A gestação também pode ser mais preocupante para uma mulher celíaca, principalmente se a doença ainda não estiver diagnosticada. Ela pode desencadear anemia grave, descolamento de placenta e até mesmo um aborto.

3) problemas hormonais

Atrasos de menstruação e até menopausa precoce também são sintomas percebidos em mulheres recém-diagnosticadas celíacas. Muito provavelmente, esses sintomas são consequência da má absorção de nutrientes pelo intestino, um dos principais problemas causados pela doença. Esta deficiência na absorção de nutrientes acontece porque a ingestão de glúten gera lesões no intestino de quem é celíaco, diminuindo parte do funcionamento do órgão.

4) Osteoporose e anemia

40% das mulheres relataram anemia antes de serem diagnosticadas com a doença celíaca. Isso pode estar ligado à má absorção de nutrientes pelo intestino. A doença celíaca não diagnosticada também aumenta significativamente o risco de osteoporose, outra doença que ocorre em mulheres com muito mais frequência do que nos homens.

5) sintomas gastrointestinais

70% das mulheres relatam “inchaço da barriga” como um dos primeiros sintomas. Outros alertas comuns da doença celíaca são: desconforto gástrico, intolerância secundária à lactose, fadiga e perda de peso. A regra geral é não negligenciar nenhum sintoma e sempre procurar o orientação médica.

Maaaaas, a boa notícia é que em todos os casos, a dieta correta após o diagnóstico pode diminuir muito e até mesmo extinguir os sintomas, pois a absorção de nutrientes importantes, como como as vitaminas A, D, E, K, o ácido fólico, o cálcio e o magnésio, entre outros nutrientes, serão melhor absorvidos pelo corpo. 

Gluten-free-restaurants-fairfield