Fotos: Mariana Orsi / Divulgação

Para quem gosta de reunir a família ou os amigos no fim de semana para assistir a um filme, nada mais ideal do que uma confortável e apropriada sala de TV. Este é o cômodo da casa em que a simplicidade ganha espaço para dar à televisão o protagonismo e, claro, um belo sofá para passar horas e mais horas contemplando seu seriado favorito.

Algumas dicas podem ajudar e muito na hora de pensar na sua sala de TV dos sonhos. Aqui você encontrará três dicas essenciais e, em seguida, a sala de TV projetada pela arquiteta Francine Jubran que com certeza irá te inspirar!

Espaço suficiente!

Como dito anteriormente, o primordial em uma sala de TV é o sofá e, claro, a TV. Mas já pensou na distância que um deve ficar de outro? Este espaço é muito importante para que a experiência seja a melhor possível, pois garante que sua visão não será afetada pela luz da TV e evita que a televisão fique longe demais de onde você se sentará, aumentando a nitidez da tela.

De acordo com estudos da Samsung, o ideal é um espaço entre 1,2 e 1,5 metro entre seu sofá e sua TV caso ela tenha entre 32 e 40 polegadas. A distância sobe para 2 a 2,5 metro caso seja de 48 a 55 polegadas e, em caso de televisores ainda maiores, o espaço deve respeitar a distância de até 3 metros.

Luz, câmera e ação…

A iluminação é outro ponto primordial a ser considerado na hora de montar sua sala de TV. Aqui, assim como em outros cômodos, a iluminação natural é muito bem vinda, mas você deve se atentar para que ela não aponte diretamente para a tela da televisão. Isso porque a luz pode causar interferência na imagem por conta dos reflexos!

Hoje em dia, já há no mercado televisões com telas em acabamento mate, o que evita tais reflexos. Além disso, uma boa dica é adicionar cortinas blackout às janelas, assim você evita completamente interferências externas e pode começar sua seção de cinema a qualquer hora do dia.

Invista em conforto!

“Conforto” é a palavra chave na hora de planejar sua sala de TV. Isso quer dizer que o sofá deve ser amplo, a estante deve ter nichos para colocar seus filmes ou CDs preferidos, o cobertor e outros utensílios podem ser guardados com fácil acesso e a decoração deve ajudar a criar o clima de cinema.

No projeto da Francine Jubran há até mesmo uma pequena adega ao fundo, assim não há a necessidade de se locomover até a cozinha para tomar uma taça geladinha. Incrível, né? Confira as fotos para mais ideias!

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉