Fotos: Arquivo Pessoal

Uma semana inteira em que a cidade para e respira design. Essa é a Semana de Design de Milão! Em mais uma edição, agora voltando à tradição de acontecer em abril, o evento surpreende em seus três espaços: Salone del Mobile, Euroluce e FuoriSalone.

No Salone del Mobile, localizado no centro de de exposições Fiera Milano, encontramos as novidades de diversas marcas e seus produtos de área interna e externa, além de iluminação e eletrodomésticos. Já o Fuorisalone, que acontece fora do salão como o nome sugere, ocupa diversos bairros de Milão para exposições, instalações e eventos paralelos ao Salone del Mobile.

E uma novidade em 2023: o Euroluce. O espaço possui um único nível onde são apresentadas soluções e designs dedicados à luz, arquitetura, arte e ciência. O foco aqui é sustentabilidade.

Quem me acompanha pelo Instagram sabe que cobri diversas marcas e instalações super interessantes durante todos esses dias. Por isso, resolvi trazer também para o Blog este conteúdo, e apresentar aqui o que encontrei de mais surpreendente, inusitado e instigante na feira. Além, claro, de fotos lindas para você sentir a atmosfera do maior evento de design do mundo.

Università degli Studi di Milano

Na Universidade, a Interni Magazine lança seu evento Re-evolution, em que diversas marcas convidam grandes escritórios de Design para assinarem suas instalações.

Muitas das exposições são interativas. Nesse sentido, o Gabinete de Curiosidades é feito inteiro em compensado acrílico e você “escala” sua estrutura para conseguir visualizar a Universidade por diversos ângulos. O Skyline de Jacopo Foggini, outra construção também feita em acrílico, surpreende com suas cores vivas que refletem a luz solar.

A “Macchina Impossibile”, uma estrutura engenhosa de Piero Lissoni com San Lorenzo Yacht, interpreta a busca por trabalhar com carbono neutro e energia limpa. Vale a pena conferir!

Alcova Milano

O Alcova é um projeto que caminha pela cidade. Ano passado, ocupou um antigo hospital militar, já para 2023, um matadouro abandonado. A ideia é revitalizar esses espaços com muita arte, trazendo novos designers para expor suas peças.

Dentre os destaques, uma instalação da Crafting Plastics chamou atenção. Ela é feita com pendentes de polímero que mudam de cor conforme a intensidade da radiação solar que inside sobre eles, assim sabemos se podemos ou não sair ao sol e com proteção adequada.

Já o designer Jonathan Bocca trouxe luminárias feitas com a técnica de papel machê. A ideia surgiu como um alerta sobre o uso exacerbado do material, já que Jonathan vem de uma das cidades que mais o produzem na Europa, e por isso decidiu utilizar papel reciclado em suas composições.

Maarten Baas e G-Star RAW

Entre os inusitados, este avião feito com jeans posicionado dentro de uma igreja!

O projeto é do designer Maarten Baas e pensado para a G-Star RAW, marca que trabalha com jeans e soluções sustentáveis. Por isso, a exposição focou no tema “More or Less”, para repensarmos o consumismo no mundo e como ele nos afeta.

O avião é feito em jeans reciclado, coletados na loja da marca, e um material biodegradável faz a liga do tecido. Já a igreja perdeu seu caráter religioso há anos e pertence à cidade de Milão, que eventualmente a aluga para abrigar instalações como essa.

Gubi

A Gubi é uma marca conhecida por seu trabalho de reedição de mobiliários do século 20. O espaço escolhido foi o Bagni Misteriosi, um espaço cultural que conta com grandes piscinas construídas em 1930.

O local foi escolhido para apresentar as novidades da marca para a área interna e também para a área externa. Parte de cenografia foi construída com cortinas fartas que separam um ambiente do outro, além da estética de cabanas que tenho visto muito durante a Semana de Design.

Cassina

Aqui, uma instalação bem inusitada! A Cassina apresenta seus designs mais icônicos dentro do cofre de um banco de crédito desativado.

O cofre foi aberto pela primeira vez para receber a exposição, que conta também com originais de cartas enviadas a designers renomados sugerindo a reedição de seus desenhos pela marca.

A curadoria é da Patricia Urquiola e conta com peças interessantíssimas, incluindo em seu acervo a Cadeira Zig Tag projetada em 1934 por Gerrit Rietveld. Este design revolucionou o mercado ao apresentar uma cadeira sem pernas traseiras e ainda assim incrivelmente firme.

E outros muitos designers e seus designs!

A variedade de nomes é enorme, e quero fazer um convite para que acompanhe o meu perfil no Instagram para conferir todos os destaques da Semana de Design de Milão.

Lembrando que já publiquei um vídeo em que comento sobre a Semana, com diversas dicas práticas que podem te ajudar a compreender melhor o evento. É só clicar aqui para acessar a matéria e o vídeo!