Antes que você pergunte "Decoração Monte… o quê?", a gente avisa: o nome pode parecer complicado, mas essa história é bem mais simples do que todo mundo imagina. Quer ver?

Muito além de um estilo de decorar, o método Montessoriano é um sistema de ensino revolucionário desde a época em que foi criado, no início do século passado. Cansada das mesmas metodologias de sempre, a educadora e médica italiana Maria Montessori montou sua própria escola em um bairro operário, e lá aplicou esse conceito pela primeira vez. Esse modelo pedagógico privilegia as atividades motoras e sensoriais, buscando respeitar as crianças, proporcionar liberdade de movimento, incentivar a independência e facilitar o aprendizado. Detalhe: isso tudo ativando ao máximo os sentidos dos pequenos.
Hoje em dia o ensino Montessoriano é usado em escolas públicas e privadas mundo afora – e dá para entender o porquê, né? Mas o melhor é que os conceitos se aplicam em outras esferas da vida também, inclusive na decoração de ambientes infantis. Quer alguns exemplos práticos? Uma cama mais baixa ajuda a desenvolver independência na hora de dormir, enquanto um cantinho para a beleza ou uma boneca com banheira vão estimular o cuidado e a higiene pessoal das meninas. Já os bebês adoram móbiles com formas geométricas e cores fortes, e crianças de todas as idades podem se divertir com livros e revistas, mesmo que seja rabiscando e até rasgando páginas.

Para exemplificar melhor todo esse texto, encontramos um projeto muito interessante da Julia e da Joana Mallemont, desenvolvido no estilo Montessoriano, e aproveitamos para fazer duas perguntinhas sobre o tema para as arquitetas. Confira as respostas e as fotos abaixo:

Casa de Valentina: É possível aplicar os conceitos Montessorianos em um cômodo que não seja infantil?
Mallemont Arquitetura: A principal ideia é desenvolver a independência da criança, então, apesar de tentarmos sempre aliar forma e função nos nossos projetos, não faria sentido usar esse conceito com os adultos.
CV: Qual é a demanda para projetos assim? Existe muito interesse?
MA: No Brasil a demanda ainda é pequena, mas na pesquisa feita para atender ao pedido dessa cliente vimos que no exterior, principalmente na Europa, a demanda é bem grande. Talvez seja uma questão de tempo para começarmos a usar mais o conceito por aqui.

Fotos via Mallemont Arquitetura