Projeto: Caio Andreazza | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

O estilo de decoração clean tem conquistado cada vez mais adeptos. Oferecendo um equilíbrio perfeito entre elegância e simplicidade, é uma ótima opção para quem acredita na premissa de “menos é mais”.

Também conhecido como minimalista, esse tipo de decoração busca eliminar excessos, apostando em linhas simples, cores neutras e espaços organizados. Ao adotar essa abordagem, os ambientes ganham uma sensação de amplitude, luminosidade e tranquilidade, e por isso é perfeito para metragens pequenas ou então ambientes integrados. Nesta matéria, conhecemos algumas maneiras de aplicar o estilo!

Cores e texturas

A paleta de cores é fundamental na decoração clean. Tons neutros como branco, cinza e bege, predominam, criando uma base versátil e atemporal. Essas cores não apenas refletem a luz, ampliando visualmente o espaço, mas também proporcionam um fundo perfeito para cores pontuais e mais vibrantes.

As texturas também desempenham um papel crucial por conta de sua capacidade de adicionar profundidade aos espaços. Tecidos naturais como linho e algodão, são ótimas escolhas, transmitindo uma sensação de conforto e aconchego. Tapetes de pelo curto e superfícies lisas complementam a estética clean, garantindo uma atmosfera serena.

Projeto: Bianca Da Hora | Fotos: Denilson Machado / Divulgação

Móveis funcionais e organização

A escolha dos móveis é um ponto-chave para atingir a estética clean. Optar por peças funcionais, com linhas retas e design simples, reforça a coesão estética, assim como móveis multifuncionais, que maximizam o espaço, são especialmente valorizados nesse estilo.

A organização é outra característica fundamental. Armários embutidos, prateleiras discretas e soluções de armazenamento inteligentes são incorporados para manter a ordem, garantindo que cada elemento tenha seu lugar designado. A ausência de itens desnecessários realça a beleza dos elementos escolhidos, promovendo uma sensação de calma e clareza e, como o próprio nome diz, limpeza!

Pensando na iluminação

A preferência por luzes naturais, com cortinas leves permitindo a entrada suave da luz do dia, valoriza ainda mais a decoração clean. Lustres modernos e luminárias minimalistas adicionam elegância ao ambiente, criando pontos de destaque sem sobrecarregar visualmente.

Projeto: Caio Andreazza | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Toques Pessoais

Apesar da simplicidade predominante na decoração clean, use e abuse da criatividade na hora de dar personalidade ao seu apartamento ou casa! Toques pessoais criam um ambiente acolhedor.

Objetos de decoração cuidadosamente selecionados, fotografias familiares ou obras de arte minimalistas podem conferir personalidade ao espaço sem comprometer a estética clean.

Decoração clean na prática

Na prática, podemos pensar em um ambiente clean da seguinte maneira: paredes brancas, móveis de linhas retas em tons suaves e texturas simples com uma atmosfera serena. Adições discretas, como almofadas em tons pastel e uma luminária elegante, acrescentam um toque de estilo sem sobrecarregar. Mas também podemos misturar esse estilo a tantos outros, escolhendo um ambiente como foco.

Ao adotar a simplicidade como protagonista, o décor clean proporciona espaços visualmente atraentes e funcionais. Seja na sala, quarto ou qualquer outro ambiente, a decoração clean continua a ser uma escolha atemporal que destaca a beleza na simplicidade!

Projeto: Helô Marques | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉