Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Este apartamento de 200m² localizado em Higienópolis, São Paulo, é uma aula de como deixar todos os ambientes simétricos, equilibrados e trazer obras de arte impressionantes e peças de designers renomados para uma decoração minimalista. Para isso, o arquiteto Caio Andreazza apostou em uma reforma completa, que durou oito meses no total.

O prédio é do renomado arquiteto Victor Reif, e justamente por isso muito da estrutura original do apartamento foi deixada intacta, como a varanda e os lustres da sala. O restante, no entanto, foi modificado para deixar o espaço com a cara do proprietário. E conseguiu: com uma sala de jantar espaçosa, closet extremamente funcional e organizado e a ausência de corredores, o lar de Caio Andreazza transmite fielmente sua personalidade.

Outro ponto interessante do projeto é a sua decoração: ao mesmo tempo em que o idealizador do AMMA Projetos exibe designers como Olivier Mourgue em sua sala, Caio também aposta em soluções rápidas e estilosas, com marcas como Zara Home e Tokstok. Uma ótima dica para quem procura alternativas para a decoração de casa!

Por esses e outros motivos, o Open House da semana é com o arquiteto Caio Andreazza. Vale a pena conferir o vídeo e visitar de pertinho comigo os milhares de detalhes deste apartamento. Ah! E se você adora ver antes e depois, vou deixar aqui os vídeos de como o apartamento era quando foi comprado, como ficou durante os oito meses de reforma e também as fotos de como ficou.

Para conferir o processo de restauração da estante de livros de madeira que Caio transformou em mesa, além de mais detalhes sobre a reforma, é só acessar o Instagram do AMMA Projetos e clicar no destaque “Higienópolis”.

Aperte o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual foi a inspiração do projeto?
Caio Andreazza: A inspiração para o projeto foi o estilo de arquitetura minimalista com resgate de elementos do design modernista brasileiro.

C.V: Quais foram os principais destaques deste projeto?
Caio Andreazza: Os principais destaques do projeto foram o restauro das luminárias de teto originais do edifício e também a marcenaria de jacarandá.

C.V: Qual foi o maior desafio do projeto?
Caio Andreazza: Simetria, o maior desafio do projeto foi alinhar os eixos e paredes. Exigiu um quebra-quebra apenas para seguir essa minha intenção.

C.V: Qual foi a melhor “sacada” do projeto?
Caio Andreazza: Uma boa ideia foi integrar a varanda com o living através do sistema de porta camarão (duas ou mais folhas conectadas entre si através de dobradiças, com abertura lateral).

C.V: O projeto teve alguma mudança arquitetônica? Quais?
Caio Andreazza: Eliminei um quarto e a copa do apartamento para fazer uma sala de jantar espaçosa.

C.V: Alguma boa dica relacionada a custo-benefício que implementou no projeto?
Caio Andreazza: Uma boa dica é apostar no revestimento das paredes e na textura de fachada de área externa. Esses detalhes trazem aconchego e praticidade na hora da limpeza, por exemplo. Usei os revestimentos da TERRACOR.

Vídeo ANTES DA REFORA:

 

Vídeo DURANTE A OBRA: