Cortinas e Persianas | OMA

Projeto acima: Schuchovski Arquitetura

Falar sobre cortinas e persianas é abrir um leque gigantesco de opções e soluções. Super importantes nos ambientes, elas podem oferecer privacidade, controle ou bloqueio de luminosidade, proteção aos mobiliários e eletrodomésticos da exposição ao sol e podem ajudar acusticamente, reduzindo ruídos externos. O mercado hoje tem uma infinidade de tecidos, modelos, formatos, tramas e possibilidades, mas a primeira coisa que deve ser levada em conta, é a finalidade desse elemento no espaço e como ele vai se comportar visualmente com o restante das peças que existem ali.

CORTINAS

  • Modelos: 

Como disse anteriormente, felizmente podemos encontrar uma enorme variedade de cortinas tanto suportadas por trilho, quanto por varão, e uma das vantagens é o aconchego que esse elemento proporciona ambiente. Muito versátil, pode-se optar por tecidos de fibra natural ou sintética, as coloridas, translúcidas, ilhós mais abertos ou fechados, rendas, bordados e etc… Brincando com os diferentes estilos de pregas, que trazem fluidez.

Pensando na intenção, quanto mais pesado for o tecido, mais confortável acusticamente ficará o ambiente e diminuirá o nível de luminosidade. Têxteis leves e que trazem certa serenidade, estão entre os favoritos dos brasileiros, mesmo isolando menos a luz. Isso se deve ao fato de aqui termos um clima predominantemente quente, então não é tão comum vermos cortinas clássicas em veludo, por exemplo, que tem peso e dramaticidade, pois essas retém mais calor. A grande maioria opta por ambientes frescos e arejados, e consequentemente, por tecidos que provoquem tal sensação, mas como as cortinas são também para complementar o décor, nenhuma das opções deve ser descartada, pois é mais uma forma de agregar textura, cor e personalidade à casa. Aqui no blog tem alguns posts sobre diferentes tipos:

  • Tamanho:

Essa é uma dúvida cotidiana, mas antes, uma dica importante: preste atenção na hora de comprar a cortina se o tecido é pré-lavado, e se tem porcentagem de encolhimento, para que não haja redução de tamanho quando for lavar a peça em casa ;-)

Medidas de largura e altura da janela que receberá a cortina, serão fundamentais para determinar as dimensões da peça. O tecido deve avançar no mínimo 30cm de cada lado, e em caso de fixação usando varão, 15cm da altura final da janela. Em relação ao chão, é ideal que o comprimento fique a 1cm dele, para que não arraste, amasse e nem fique curta demais. Outros pontos relevantes:

– em ambientes pequenos, cortinas presas no teto ou no forro e que cobrem toda a parede, são ótimas para criar sensação de amplitude;
– cortina curta apenas em casos de balcão ou mobiliário fixo logo abaixo da janela;
– em casas e apês alugados, deixe sobrar tecido no final da cortina e faça uma barra, pois em caso de mudanças para outros lugares, será possível ir soltando e adequando o tecido de acordo com o novo pé direito.

  • Limpeza:

Como as cortinas ficam expostas ao sol, poeira e umidade, preocupar-se com limpeza e higienização é bem importante – ainda mais nessa fase de coronavírus rsss Para quem prioriza a praticidade, os modelos duráveis e fáceis de cuidar são a melhor opção, pois só passar um paninho não vai eliminar a sujeira. Realmente as cortinas precisam ser lavadas e aprender a melhor maneira para cada tipo de tecido, seguindo SEMPRE, as instruções do fabricante, é o melhor caminho.

No geral:
– comece retirando qualquer acessório, como argolas e ilhós. Esses podem ser limpos usando pano seco ou aspirador de pó e, para materiais metálicos, pano úmido;
– aspire todo o tecido com o bocal de escova para tirar o pó mais ‘grosso’;
– na máquina de lavar, coloque apenas a cortina, sem o forro ou qualquer outra peça da casa;
– a pré-lavagem deve sempre ser feita com água fria;
– durante a lavagem, dependendo do tipo de tecido, a cortina pode receber água quente, já que ajuda a tirar manchas;
– em caso de cortinas muito sujas, pode-se deixá-las de molho em sabão em pó ou de coco por até 40 minutos antes da lavagem;
– evite centrifugar, para não estragar a trama nem as cores;
– não use amaciante, pois pode deixar marcas;
– para secar, devolva a peça para o varão ou trilho que, além de auto-alisar, ajuda a dar caimento ao tecido.

Cada tecido:
– voil: se lavar à máquina, deve ser em modo delicado, com sabão líquido de coco e, no caso dos brancos, adicione uma colher de sopa de bicarbonato.
– algodão pré-encolhido: pode ser lavado à maquina com sabão comum.
– linho, algodão puro e seda: esses tecidos são bem delicados, então o melhor é que uma empresa especializada os lave, para não encolher, desfiar ou desbotar.
– poliéster: deixar de molho em água fria e pura por até 40 minutos, trocando o líquido três vezes, e nunca secar ao sol.
– renda: lavar à máquina com saco de proteção para peças delicadas.
– veludo: escove as cortinas periodicamente com pano de camurça levemente umedecido em água morna.

Projeto acima: Arias Recalde

Projeto acima: Nildo José

Projeto acima: Natalia Lemos + Paula Pupo

Projeto acima: Adnssouza Arquitetura e Interiores

Projeto acima à esquerda: Todos Arquitetura

Projeto acima à esquerda: South Arquitetura

Projeto acima: Felipe SS Rodrigues

Projeto acima: CGA Arquitetos

PERSIANAS:

  • Modelos:

Foi-se o tempo que víamos as persianas – tipo de cortina em paletas – apenas nos escritórios; hoje muitos modelos complementam perfeitamente o décor das residências. As vantagens dessa peça estão no controle de luminosidade, realizado por mecanismo que recolhe ou gira as lâminas ou tecido, possibilitando total controle e direcionamento da quantidade de luz que entrará no ambiente.

Por serem bem práticas e de fácil limpeza, os alérgicos as adoram! Os acabamentos podem variar entre tecidos sintéticos e materiais naturais, incluindo também as telas solares, que são furadinhas e a luz entra facilmente, bem comum em cozinhas e banheiros – locais com bastante umidade, vapor e gordura. Quando nos condomínios as pessoas querem colocar fechamento na varanda, muitas vezes o padrão adotado são as persianas, pois não se movimentam muito e são mais fáceis de criar uniformidade. No caso dos dormitórios, é interessante pensar em um maior bloqueio da luz que deixe o quarto bem aconchegante, unindo ao gosto do freguês, pois realmente, temos várias opções de persianas: alumínio, PVC, madeira, bambu, plissadas, romanas, rolô, silhouette, painel, double vision e por aí vai!

  • Tamanho:

Mesmo caso das cortinas, o tamanho da persiana dependerá do tamanho da janela. Por conta da rigidez, as persianas não se movimentam tanto quando bate vento, por exemplo, então a sobra pode ser menor, cerca de 10cm à 20cm do material em todos os cantos da peça.

  • Limpeza:

Independente do material ou estrutura, as persianas precisam ser limpas frequentemente e corretamente, para que não fiquem amassadas ou pior, deformadas. A seguir, as informações sobre cada tipo, mas é sempre importante checar as orientações do fabricante antes de realizar qualquer processo:

– horizontais em alumínio e PVC: tire o pó com espanador, aspirador de pó com bocal escova ou limpador de persianas, depois limpe com esponja, água e detergente neutro, e seque bem com pano seco.
– horizontais em madeira: mesmo processo acima, mas essas podem ainda receber uma camada de lustra-móveis no final, para impermeabilizar e dar brilho.
– double vision: limpar com vapor, aspirador de pó ou espanador, e pano levemente umedecido com água.
– verticais: passe aspirador de pó com a persiana ainda encaixada nos trilhos usando o bocal com escova. Depois retire as lâminas e as coloque de molho em água e sabão, e esfregue cada uma. Seque bem com pano seco e pendure de volta nos trilhos para finalizar a secagem.
– romanas: use um espanador. Como são delicadas, a lavagem caseira não é recomendada, então procure uma empresa especializada.
– blecaute de PVC: utilize esponja e sabão neutro, depois seque bem.
– rolô: aspire dos dois lados da peça totalmente desenrolada com boca de escova. Mesmo caso da romana, procure uma empresa especializada para efetuar lavagens profundas.
– persiana painel: use um pano úmido com detergente neutro e depois seque bem.

Projeto acima: Studio Boscardin.Corsi Arquitetura

Projetos acima: South Arquitetura e Shucovski Arquitetura

Projeto acima: Renato Mendonça

Projeto acima: Sala2 Arquitetura

Projeto acima: Sala2 Arquitetura

Projeto acima: SP Studio

Projeto acima: Gabriela Casagrande Arquitetura

Projeto acima: Gabriela Casagrande Arquitetura

MISTURANDO:

E por que não misturar cortinas e persianas? Em algumas situações, os cômodos exigem necessidades em que cada peça responde melhor, e é possível criar uma composição onde a persiana acompanha as dimensões exatas da janela, e o xale a sobrepõe, é quase uma cortina redundante hahaha Dessa forma, serão duas camadas para absorver luminosidade e ruído, podendo ser bem funcional e agradável. Se não quiser que a cortina cubra toda a persiana, fixar um xale de cada lado, nas pontas, cria o mesmo efeito decorativo.

Opte por cores e materiais que tenham linguagens semelhantes, complementando-se entre si e interagindo com os revestimentos e móveis existentes no ambiente, já que cortinas e persianas vêm para arrematar a decoração!

Projeto acima: Nildo José

Projeto acima: Schuchovski Arquitetura

Projeto acima: Schuchovski Arquitetura

Fontes: Youtube.com, Casa.abril.com.br, Westwing.com.br, Decorfacil.com
Imagens: Archdaily.com.br, Apartamenttherapy.com, Arquitrecos.com, Casinhacolorida-simone.blogspot.com.it, Houseoftourquoise.com, Revistacasaejardim.globo.com, Casavogue.globo.com, Franzisca.ephotos.org, Bocadolobo.com, Luxaflex.co.uk, Viola.anger-management-treatment.com

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉

2020-09-15T17:16:33-03:0030, abril|Categories: Quartos, Salas, Salas de Jantar|Tags: , , , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo