Projeto: Beatriz Quinelato | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Quando escolhemos um apartamento para morar ao invés de uma casa, muitas questões são levadas em conta. Uma das principais questões para quem gosta de bastante verde, assim como eu, é a falta de um jardim propriamente dito no caso de andares elevados, e com isso a incerteza de poder criar plantas.

Mas não se preocupe: é possível sim ter mais verde em espaços fechados! Quero te mostrar algumas dicas que reuni sobre como ter mais plantas em espaços fechados, dicas que eu mesma busquei quando me mudei para um apartamento.

Quais são as melhores espécies para apartamentos?

Indo direto ao ponto, caso você queira plantas bonitas e fáceis de cuidar, elas são: Lança de São Jorge, Mini Cactos, Jiboia, Pacová, Zamioculca. Com essas espécies, você não precisa de alta incidência de sol no ambiente, elas se adaptam bem e não há necessidade de muita água.

Caso você tenha uma sala com bastante luminosidade, pode apostar em espécies como a Ficus lyrata e a Raphis excelsa. Essa é uma dica que adorei quando gravei o Open House da Beatriz Quinelato. No vídeo completo você consegue entender melhor as particularidades dessas plantas, já que Ester, além de arquiteta, trabalhou também com paisagismo ao longo de sua carreira.

Para um pouco mais de cor, begônias não irão te decepcionar. Elas se adaptam perfeitamente a apartamentos e dão flores lindas. Como atingem no máximo 30 centímetros de altura, são ideais para cômodos compactos, não exigindo luz direta do sol.

Qual é o melhor lugar para criar minhas plantas em um apartamento?

De preferência, onde tiver sol. Mas isso não significa que se o seu apartamento não tiver muita luz direta, não será uma boa casa para as suas plantas. Como mostrei no tópico anterior, algumas espécies se adaptam muito bem em ambientes com pouca luminosidade. Mas é importante lembrar que plantas precisam de luz para sobreviver! Portanto, procure um ambiente que seja iluminado, mesmo que não receba luz direta.

Em banheiros, opte por espécies que gostem um pouquinho de umidade, como Camedórea e a planta da fortuna (Zamioculca). Já para ambientes com ar-condicionado, uma boa espécie é a Jiboia ou a Pacová, um pouco mais resistentes.

Quais vasos usar e o que fazer para as minhas plantinhas viverem melhor?

O vaso mais recomendado para ambientes internos é o de cerâmica. Além de evitar umidade em excesso, também permite e facilita a respiração das raízes.

Outros cuidados envolvem a adubação periódica das plantas, a análise do melhor lugar para colocá-las (mais iluminados ou menos iluminados), entender se a espécie escolhida gosta de mais ou de menos água e sempre estar atento para aparar folhas doentes e evitar o crescimento excessivo.

Fora isso, é preciso de muito amor e paciência para ter mais verde no seu apartamento. Mas acredite: vale a pena. O ambiente fica muito mais bonito e gostoso de viver!

Caso queira se aprofundar no assunto, recomendo buscar as dicas do Benedito Abbud no Youtube e no Instagram. Por lá, ele recebe toda semana um arquiteto paisagista para falar sobre o assunto. Vale a pena conferir! Por aqui, um projeto incrível da Beatriz Quinelato com um belo jardim vertical, uma ótima solução para quem tem varanda.

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉