A empresa americana de consultoria de cores Pantone, que sempre elege uma cor para representar o ano, desta vez veio não só com uma, mas duas cores para 2021: a Ultimate Gray e a Illuminating.

Inspirada na união e apoio entre elementos bem diferentes, a marca defende essa dupla como prática e sólida, calorosa e otimista e, principalmente, repleta de força, positividade e esperança. Ultimate Gray (Pantone 17-5104) é um tom de cinza sólido que remete aos elementos naturais e estimula sentimentos como estabilidade, já o vibrante amarelo Illuminating (Pantone 13-0647) é imbuído de energia solar e alegria.

Segundo a Pantone, o equilíbrio dessas cores é capaz de agregar inovação e criatividade e, após um ano onde o mundo viveu a incerteza da pandemia do novo corona vírus, um balde de cores iluminadas pode funcionar também como uma crença de que tudo ficará mais leve.

A combinação cinza e amarelo não é novidade, sabemos que ela passeia há muito tempo entre as escolhas na arquitetura e decoração, bem presente em ambientes corporativos, inclusive. Um jeito interessante de olhar para essa dupla é trazendo referências industrias, mais quentes ou até clássicas, com uma roupagem que foge do visual “coworking anos 2000” e agrega personalidade aos espaços, como as ideias abaixo:

  • Marcenaria amarela e base acinzentada na cozinha:

Esta cozinha projetada pelo arquiteto Diego Revollo voa alto das cozinhas tradicionais. Idealizada para um jovem solteiro, o cômodo traz diferenciais como uma ilha com mais de 4 metros de comprimento que paira acima do chão, e a marcenaria em tom mostarda contrastando com o preto, a madeira e o piso e paredes em cimento queimado. O cinza reflete a luz natural e confere uma atmosfera industrial nada óbvia.

Fotos: Alain Brugier / Divulgação

  • Um ponto de cor em meio ao cinza:

Neste Open House que fizemos em parceria com a Votorantim Cimentos, o amarelo aparece pontualmente na bancada, abraçando a ilha. Mais um vez o cimento queimado + amarelo vibrante aparecem juntos, agregando personalidade e neste caso, criando unidade na linguagem e integração da área social. Quem assina o projeto é o escritório Mestisso Arquitetura e Interiores, e clicando AQUI você confere o tour completo pelo apê. ;-)

Fotos: Monica Assan / Divulgação

  • Sala fiel à paleta da Pantone:

Um antigo sótão escuro em Kasterlee, na Bélgica, ganhou reforma completa assinada pelo escritório Van Staeyen Interieur, e o cinza e amarelo foram bastante explorados ao longo do projeto. Fiel aos tons das cores 2021 eleitas pela Pantone, o destaque vai para o ambiente que funciona como estar e quarto de hóspedes, um lugar ótimo para os moradores curtirem no dia a dia e também receberem os amigos.

Fotos: Jochen Verghote / Divulgação

Inspire-se mais com as CORES indicadas pela Pantone:

  • Cinza em vários momentos e grandes elementos amarelos:

O arquiteto Pietro Terlizzi foi quem reformou este duplex e apostou nos tons da pauta de hoje com ousadia! O cinza aparece bastante nos acabamentos e na decoração, transitando pelas nuances de sua paleta. Na parte interna, que tal uma escada helicoidal amarela para contrastar com o restante? A cor se repete na convidativa área externa do segundo andar, destacando a porta, a parede do estar e a marcenaria. Clique AQUI para ver a matéria completa.

Fotos: Guilherme Pucci / Divulgação

  • Varanda revestida com amarelo e cinza:

O ambiente assinado pelo Jean de Just para a CasaCor SP 2019 é uma varanda vibrante e inspirada na arquitetura dos anos 50 e 60. As pastilhas e mosaicos em amarelo vivo e cinza claro revestem parede, piso e prateleiras, abraçando todo o espaço. Para ver mais detalhes deste projeto, é só clicar AQUI.

Fotos: Renato Navarro / Divulgação

  • Suavizando essa dupla de cores:

Leve e aconchegante, essa são as sensações que o cinza e o amarelo transmitem neste projeto da Talita Nogueira Arquitetura. A pintura geométrica é uma grande aliada de quem busca mudar um cômodo rapidamente, como nesse caso em que um tom mais calmo de amarelo foi escolhido para dar movimento à sala de jantar. O cinza no piso, na parede, sofá, cama, itens têxteis e objetos decorativos, perpetua a sobriedade da proposta e acentua o protagonismo da escada, que também foi colorida com amarelo.

Fotos: Eduardo Macarios / Divulgação

  • Cabeceira colorida e aveludada:

Em um quarto com base cinza vale apostar em cabeceiras coloridas para dar um UP na decoração! Nos dois casos a seguir o elemento não é só um amarelo mais quente, como também aveludado – tecido clássico com textura deliciosa, ótimo para deixar o dormitório acolhedor.

Foto: Kimberly Duran / Divulgação

Open House que fizemos no apê da estilista Camila Vasconcellos, veja o tour completinho AQUI.

Foto: Mariza Fonseca / Divulgação

Fontes: Pantone.com.br, Archdaily.com.br, Swoonworthy.co.uk

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉