A Pantone, empresa americana de consultoria de cores, elege sempre a cor do ano e, para 2020, a escolhida foi a Classic Blue.

Essa definição não acontece de uma hora para outra, e muito menos sem embasamento; durante todos os anos são realizados estudos focados em temas ligados ao comportamento do mundo (pessoas, natureza, redes sociais, dia-a-dia, política, etc.), para encontrar sinais criativos que indiquem, diretamente ou indiretamente, mudanças na sociedade. Os profissionais que se dedicam à essas pesquisas são responsáveis por mostrarem os resultados às empresas, indicando o caminho para inovação e a maneira de se manterem relevantes no mercado, a ponto inclusive de ditarem tendências.

A cor do ano impacta não só o ramo da decoração, mas também a moda, beleza, lifestyle, marketing… Resumindo, tudo ligado à criação. Frequentar as principais lojas, feiras e exposições, auxilia na hora de entender as possibilidades de aplicação da cor, e a como trazê-la para a realidade e estilo de cada um.

O azul é sem dúvidas uma das cores mais versáteis e atemporais que tem, toda a paleta abre espaço para inúmeras aplicações! Em 2020, o tom é escuro e bem potente. Tranquilidade, concentração, resiliência e clareza, são algumas das sensações que ela pode transmitir, e para a Pantone, boas escolhas estão ligadas à experiências multissensoriais:

“Vivemos uma época na qual é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual sempre podemos nos apoiar. Permeada por uma profunda reverberação, é um porto seguro onde ancorar. Um azul sem limite como o vasto e infinito céu noturno, Classic Blue nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação.” – Leatrice Eiseman (diretora executiva da Pantone Color Institute)

O azul escuro funciona muito bem como base para o ambiente completo, ou até como único ponto de cor no espaço. Dá para apostar na pintura da parede, teto, marcenaria laqueada, papel de parede, mobiliários, almofadas, vasos, mantas, ou no monocromático, que fica lindo e moderno! Algumas cores vão super bem com esse tom de azul, como rosa e verde, além do clássico branco. Na hora de projetar ou transformar a casa, vale pesquisar e se aprofundar no assunto, e foi pensando nisso, inclusive, que selecionei algumas referências com diferentes usos, para você se inspirar e ver como pode funcionar na prática 😉

Projeto acima: Crosby Studios

Projeto acima: Crosby Studios

Projeto acima: Crosby Studios

Projeto acima: Waataa

Projeto acima: Waataa

Projeto acima: Arriba

Projeto acima: RSRG Arquitetos

Projeto acima: RSRG Arquitetos

Projeto acima: RSRG Arquitetos

Projeto acima: Fala Atelier

Projeto acima: Vapor Arquitetura

Projeto acima: Vapor Arquitetura

Projeto acima à esquerda: Vapor Arquitetura

Projeto acima: Thalita Nogueira Arquitetura

Projeto acima: Thalita Nogueira Arquitetura

Projeto acima: Thalita Nogueira Arquitetura

Ah, e claro, deixa nos comentários se você pintaria algum cômodo ou móvel da sua casa com a cor do ano. Abs !

Fontes: Pantone.com.br
Imagens: Archdaily.com.br, Casa.abril.com.br, Vogue.com.au, Homedeco.nl, Italianbark.com, Thenordroom.com, Blog.scoutandnimble.com, Elle.decoraticon.se, Castrolighting.com, Remodelista.com, Decorfacil.com, Ideiasdecor.com, Revistacasaejardim.globo.com, Roxancoffman.com, Deringhall.com, Dezeen.com

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉