Fotos: Andre Mortatti / Divulgação

Pode parecer improvável encontrar uma vila no meio de São Paulo repleta de árvores, calmaria, ruas de pedras e ao lado de grandes vias urbanas. Improvável, mas real! Esse é o cenário que abriga o escritório da arquiteta Carol Miluzzi e de Willian Vasconcelos, que também descrevem o imóvel como “raridade” no bairro de Higienópolis.

As fachadas antigas e intocadas pelo tempo carregam em si um quê de histórico e charmoso, que remonta aos anos de 1927 quando a Art Déco estava em alta na arquitetura. Apesar de o interior da casa ter ganhado ares modernos e elegantes, passando por uma repaginação para abrigar sua nova função de escritório, muitos aspectos originais foram preservados e mantidos.

A escada, por exemplo, é original, assim como os diversos detalhes presentes nos tetos, batentes, mobiliário e paredes. Outros foram incorporados, como o sofá Maralunga na sala e os inúmeros objetos garimpados (e que Carol dá a dica de onde encontrar no vídeo completo!). No fim, a composição é harmônica e encantadora, criando a atmosfera de casa atemporal tão difícil de atingir.

Por esses motivos, vale muito a pena conferir o mais novo Open House do canal! A visita completa pela casa de vila transformada em escritório dá dicas preciosas sobre materiais, revestimentos, onde garimpar móveis e muito mais. De brinde, ainda conhecemos a casa vizinha, também transformada em escritório por Bruno Reis e Helena Kallas, do Mandril Arquitetura e Design.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Onde fica o escritório?

Carol Miluzzi: A casa que escolhemos para ser nosso escritório fica numa vila em Higienópolis construída em 1927, período em que a Art Déco chegava ao Brasil.

C.V.: O que chama atenção nesta casa em particular?

Carol Miluzzi: Embora haja um padrão entre as casas, cada uma apresenta uma particularidade. No caso da nossa, havia um grande quintal, o qual já havia sido coberto quando entramos na casa. Com pé direito alto e estruturas aparentes do telhado, ali fica a nossa principal área de trabalho. Todo o resto da casa gostaríamos que tivesse ares de casa de verdade já que passamos grande parte dos nossos dias ali.

C.V.: Quais foram as principais mudanças que fizeram para transformar a casa em escritório?

Carol Miluzzi: No andar superior, escolhemos ter 2 salas bem aconchegantes que abriga um sofá Maralunga garimpado (icone do design) e uma mesa que desenhamos. O espaço é usado pela equipe e também por nós quando queremos receber amigos, além das reuniões de trabalho. Criamos também uma copa onde preparamos nosso café diariamente bem como nossas refeições.

Uma curiosidade interessante é que as cadeiras escolhidas para a sala, cadeira Cesca, foi criada no mesmo período de contrução da casa, quando Marcel Breuer frequentaca as aulas na BAUHAUS. Mas aí já é outra história. O que quero ressaltar aqui é o quanto valorizamos o design e a memória da casa. Na reforma, respeitamos e ressaltamos os elementos originais como a escada em madeira, as paredes em tijolos. Teto e paredes se encontram com um traço arredondado que fizemos questão de manter.

C.V.: Onde encontrou os móveis?

Carol Miluzzi: Colecionamos ali vários itens de garimpo que compões a nossa estética como fazemos em nossos projetos.