Em poucas semanas a novela Salve Jorge se despede das telinhas e o que vamos levar como inspiração dessa história é a linda decoração da Capadócia, além das paisagens deslumbrantes, é claro. Aproveitando o gancho, decidimos fazer um post especial falando um pouquinho sobre esse lugar tão mágico e de cultura tão rica. Para começar, aí vai uma breve aulinha de história:

Aproximadamente entre os anos de 1600 e 1200 a.C., a região da atual Turquia era habitada pelos hititas, um povo indo-europeu muito sábio. Nessa época as moradias padrão eram as cavernas e, apesar de muito tempo ter se passado, alguns habitantes da Capadócia mantiveram essa tradição viva até os dias de hoje. É claro que o número de pessoas que vivem em cavernas agora é muito pequeno, sendo que algumas delas foram unificadas e transformadas em hotéis alternativos, ou mesmo pontos turísticos – lá é comum esses moradores receberem visitantes e mostrar seus aposentos de pedra. (Tipo o Zyah mesmo, mas talvez não tão charmosos, rs).

A decoração dentro dessas cavernas é bem diferente das que estamos acostumados. O piso, as paredes e o teto são esculpidos na pedra mesmo. Na cenografia da caverna do Zyah, por exemplo, muitos tapetes, almofadas, mantas e pufes se espalham pelos cantinhos, criando assentos quase que improvisados. Muitos hotéis da região fazem questão de manter a mesma estrutura arquitetônica de séculos – o que eu acho o máximo – eles são de pedra mesmo mas usam móveis contemporâneos como contraponto.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
Enquanto pensávamos nesse post não resisti e resgatei algumas fotos que eu tirei na minha Lua de Mel. 
Passamos 4 dias na Capadócia, tempo suficiente para fazer o famoso passeio de balão – que é mesmo imperdível – conhecer as cidades subterrâneas, passear com calma pelas paisagens inóspitas e entender mais sobre o modo de vida da região.

Para quem planeja uma viagem para lá minha dicas são:

1) Os passeios de balão acontecem de madrugada (umas 5 da manhã) se informe para ir no primeiro balão de todos. Assim vc verá todos os outros levantando vôo abaixo de vc.
2) Não contrate qq guia. Encontramos uma guia bem descolado, professor de história e que transformou a Capadócia! rsss Uma região apresentada com história é sempre mais interessante.
3) Hospede-se em um hotel tradicional, nada de escolher uma construção atual hein. Esses daqui são muito bons: Museum, Serinn e Anatolian Houses.
4) Se estiver com tempo vale conhecer a dança dos Derviches. Ok ok, eu sei que tem gente que dorme nas apresentações, mas faz parte da cultura Turca e eu acho interessante. Dê uma pesquisada antes e se tb gostar, fica a minha dica.

Aqui vão algumas fotos que eu tirei lá. Não reparem na qualidade ok, naquela época minha câmera era péssima.
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

 

Fotos via Elkepevi | Rede Globo | Lojas Kd Blog | Mikel Bilbao | Acervo pessoal