Fotos: Ary Diesendruck/ Divulgação

Em Itaim Bibi, São Paulo, um apartamento chama a atenção por suas peculiaridades. As paredes têm cores vibrantes, o teto, vermelho, foi pintado dessa cor justamente para parecer mais baixo, e inúmeras obras de arte e peças vindas principalmente da China enchem o lar com uma autenticidade difícil de se encontrar.

Este é o apartamento do arquiteto Fernando Brandão, que me recebeu para um dos Open Houses mais interessantes que já gravei! Cada cantinho dele conta uma história, seja do próprio Fernando ou então de uma cultura tão diferente que a nossa, misturando estilos em um neobarroco que enche o olhar.

Como o próprio Fernando define, a escolha por cores é o segredo da boa arquitetura desde sempre. E seu apartamento mostra como o arquiteto conseguiu conciliá-las com maestria. Outro ponto interessantíssimo de seu projeto são as passagens sem portas, trazendo a referência dos arcos e portais chineses para São Paulo.

Por esses e outros motivos, o Open House dessa semana é pelo apartamento do Fernando Brandão! Por aqui você confere mais fotos e, no meu canal do Youtube, o vídeo completo.

Aperte o PLAY para ver o vídeo completo!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Qual é o tamanho do apartamento?

Fernando Brandão: O apartamento tem 200m2.

C.V.: Por que optou por ter um apartamento tão colorido?

Fernando Brandão: A escolha por cores é o segredo da boa arquitetura desde sempre… A harmonia e equilíbrio de volumes e tonalidades sob a luz permitem a plenitude de nossa existência.

C.V.: Muitas das cores acabaram substituindo, por exemplo, algum tipo de revestimento?

Fernando Brandão: Toda cor, todo tom, sob a luz pode substituir texturas ou materiais… Há uma infinita paleta de cores que nos permite “brincar” com o mundo que nos envolve.

C.V.: E como a sua passagem pela China ajudou no projeto?

Fernando Brandão: Nesse tempo de vivência na China, me adaptei às lacunas no vocabulário e repertorio chinês, tive um trabalho peregrino e percebi que o diferencial estava em vender cinco conceitos importantes dentro da arquitetura: acessibilidade, conectividade, sustentabilidade, identidade e humanidade.

Em 2019 fui incluído no Anuário Chinês de Arquitetos e designers e também reconhecido pela revista AD China entre os 100 arquitetos mais influentes da China.