Fotos: Marco Antonio/ Divulgação

Este apartamento cheio de cor e com janelões que garantem uma vista privilegiada é da arquiteta Kika Tiengo e fica no bairro de Higienópolis, em São Paulo. Ela e sua família sentiram um amor à primeira vista pelo imóvel e o compraram em 2013.

Desde então, ele passou por algumas modificações pensadas pela arquiteta conforme as necessidades e desejos da família foram mudando, como colocar muita cor nas paredes e teto e criar um espaço de home office na sala para ela e seu marido. No canal você confere a tour completa com a Kika Tiengo por este apartamento com espaços amplos e pé-direito generoso, e aqui no blog uma conversa com ela contando algumas curiosidades do projeto. 

Aperta o PLAY pra conferir mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Quando você e sua família mudaram para o apartamento? 

Kika Tiengo: “Eu, meu marido e meus três filhos mudamos para este apartamento de 210m² em 2013. Procurávamos um novo lugar para morar e este foi o único apartamento que visitamos. Isso porque sentimos uma paixão instantânea pelos janelões da sala com vista para a copa das árvores. Também adoramos os espaços amplos e pé-direito generoso, características típicas de apartamentos mais antigos do bairro de Higienópolis como este.”

CV: Quais modificações foram feitas no imóvel depois da compra? 

Kika Tiengo:O apartamento estava impecável quando mudamos. Para você ter ideia, não precisava nem de pintura. Por isso mantivemos em um primeiro momento as paredes todas brancas. O senso comum diz que a gente não enjoa de parede branca, mas para mim foi bem o oposto. Tratei de colocar cores assim que foi possível.”

CV: E você se identificou mais com as paredes mais coloridas? 

Kika Tiengo: “Com certeza. Nesta versão mais recente, o apartamento está mais colorido que nunca: parede roxa, outra verde e teto lilás. Tudo isso junto na mesma sala. Acredito que essas mudanças na casa são reflexos de mudanças internas e eu mesma ando me entendendo mais colorida que nunca no momento.”

CV: Só as paredes do apartamento foram repensadas? 

Kika Tiengo: “A vontade de mais cores já existia há algum tempo, mas o pontapé inicial da reforma foram as novas necessidades de distribuição de espaço trazidas pela pandemia: os meus três filhos dormiam no mesmo quarto e o terceiro quarto era usado como escritório. Com todos estudando e trabalhando de casa, sentimos a necessidade de deixar o filho mais velho num quarto sozinho, e os gêmeos continuaram dividindo um quarto. Também criamos uma bancada bem grande na sala para o trabalho dos adultos.”

CV: Vocês tiveram que se desfazer de itens para dar espaço a nova configuração que a reforma propunha? 

Kika Tiengo: “A última reforma foi uma espécie de limpeza geral, aplicando mais cor e deixando o apartamento com menos coisas. Então todos os itens que ficaram é porque são realmente importantes para mim. Os espaços são realmente museus da minha história. Há diversas peças de família, outras que me acompanham desde a minha primeira casa sozinha, presentes de pessoas queridas…posso contar uma história sobre qualquer objeto ou mobiliário que compõe o apartamento.”

CV: Como você definiria este apartamento em poucas palavras? 

Kika Tiengo: “É uma casa para ser vivida sem restrições, para ter todos os cantos usados e onde podem ser criadas novas histórias para se recordar.”