O ambiente em que você trabalha precisa ser planejado para facilitar seu dia a dia.

Sabia que decoração não está relacionado apenas ao aspecto visual do ambiente? Um home office bem decorado e que combine com seu estilo pode elevar seu bem-estar e consequentemente sua produtividade, tema tão importante quando falamos em trabalhar de forma remota.

Seu home office precisa mesmo ter a sua cara. Afinal, você passa tantas horas nesse ambiente que ele deve ser, no mínimo, acolhedor. Mas os benefícios de pensar em uma decoração para seu local de trabalho não terminam aí. Planejar o ambiente pode organizar seu dia a dia e facilitar a realização de tarefas.

E mesmo que você não possua um cômodo inteiro da casa dedicado para montar um escritório, é possível pensar com carinho e decorar o local onde você vai de fato sentar e trabalhar, mesmo que seja uma escrivaninha no seu quarto ou uma mesinha na sacada do apartamento.

“Ok! Minha decoração já foi planejada e realizada. De que outras formas posso me manter produtivo e aproveitar ainda mais esse cantinho que montei para melhorar minha performance?

Dannie Hansen, um dos fundadores da Sundt e portanto especialista em alimentação e suplementação, explica que alcançar a alta performance depende de uma combinação de fatores como alimentação, exercício físico, ambiente organizado, eliminação de distrações e estratégias de planejamento. Cada aspecto é um pilar fundamental para aumentar o foco e a produtividade, especialmente trabalhando em casa.

Com apenas cinco mudanças simples é possível dar um boom na sua produtividade. Anote tudinho:

Mantenha seu ambiente de trabalho organizado. Esse pilar está relacionado com a decoração. Um local planejado para ser funcional, ter tudo que você precisa ao seu alcance e que tenha seu estilo e personalidade fará com que você se sinta mais atraído – e feliz – em estar ali, executando suas funções.

Elimine as distrações. Quando sentar para trabalhar, deixe as notificações das redes sociais desativadas, elas são as maiores ladras de atenção e inimigas da produtividade. Outra distração no home office é uma casa barulhenta. Tente encontrar um local tranquilo para você poder trabalhar.

Planeje o amanhã. Antes de “deixar” seu home office e desligar seu computador, pense em tudo que precisa executar no dia seguinte. Não sobrecarregue sua agenda e determine as prioridades do dia. Execute as mais importantes primeiro. Pesquise técnicas e ferramentas que podem facilitar seu dia a dia.

Comece seu dia com exercícios simples. Não precisa de muito, especialmente se você não fazia nada. Uma série de repetições em casa pode liberar endorfina e serotonina, hormônios que auxiliarão na concentração ao longo do dia.

Alimente-se bem. Quanto mais colorido for seu prato maior será a diversidade de nutrientes ingeridos pelo organismo. É preciso um equilíbrio entre os nutrientes básicos que são responsáveis por diversas funções cerebrais. Se você não tem o hábito de comer bem, é importante consultar um médico, nesse caso a suplementação pode suprir deficiências.

A combinação desses pilares vai elevar seu foco e produtividade, te deixando cada vez mais realizado naquele cantinho da casa que você chama de home office.

Imagem: Unsplash.com (Paige Cody)