Se o nosso lar é o nosso refúgio particular, então o nosso quarto deve ser um verdadeiro santuário. Afinal, ele é o ambiente da casa que mais nos acolhe, né? É por isso que ele precisa ser bem cuidado, arejado e decorado na medida certa, garantindo assim noites recheadas de sonhos bons. Se pegar no sono não anda sendo uma tarefa natural para você, talvez as pistas estejam ao seu redor: cores fortes, muita luz e o hábito de usar aparelhos eletrônicos antes de dormir podem estar prejudicando a qualidade do seu sono, sabia? Pois, nós vamos te ajudar a reverter essa situação! Confira abaixo 5 passos para transformar o seu quarto em um refúgio relaxante

#1 NADA DE ELETRÔNICOS

Se você quer ter uma boa noite de sono o primeiro passo é se desconectar. Fuja da tentação de dar mais uma espiadinha nas redes sociais e de dormir enquanto assiste televisão. Além de ajudar a desacelerar e acalmar a mente, esta simples mudança de hábito influenciará na qualidade do seu sono: esses aparelhos emitem luzes que confundem o nosso organismo e suprimem a produção de melatonina, hormônio produzido no escuro que nos ajuda a pegar no sono. Se desligar o celular não for uma opção, pelo menos deixe-o em outro cômodo ou em modo avião.

#2 CORES QUE TRANQUILIZAM 

Deixe a base do quarto livre de cores muito vibrantes e intensas, como o vermelho e o laranja. Essas tonalidades conhecidas como quentes tem um efeito mais estimulante. Isso não quer dizer que para dormir bem você precisa estar em um ambiente totalmente branco e asséptico. Escolha tons neutros ou mais frios, como o bege, cinza clarinho, azul e o verde para os revestimentos e móveis e deixe as cores mais densas apenas nos acessórios. 

#3 VISTA A CAMA PARA O SONO

A cama deve ser o lugar mais acolhedor da casa, associada apenas ao ato de dormir (mais uma vez, nada de ficar no celular, tablet ou assistindo televisão na cama, hein! Rss). Escolha lençois, colchas e mantas que tenham uma textura suave ao toque e cuide muito bem dessas peças. Não exagere na quantidade de camadas ou almofadinhas sobre ela para deixar a rotina mais prática. Aos mais bagunceiros, arrumar a cama todos os dias é um hábito muito importante, que inspira cuidado e carinho no seu ninho mais precioso. Afinal, nada melhor do que chegar em casa no fim do dia e se jogar numa cama arrumadinha e aconchegante. 

#4 ILUMINAÇÃO NA MEDIDA

Como já falamos aqui, luz demais atrapalha na hora do sono, mas o quarto também precisa ser utilizado durante o dia, né? Pois uma ótima solução é apostar no bom e velho dimmer. Esses interruptores nos permitem controlar a intensidade da luz produzida pela lâmpada. Outra boa ideia é investir em iluminação indireta, como abajures, plafons e arandelas ou até mesmo fitas de LED instaladas na marcenaria. 

#5 DESENTULHE E ORGANIZE

O livro da guru Japonesa da organização, Marie Kondo, anda dando o que falar. Uma das suas premissas é a prática do desapego. Ou seja, é preciso descartar o que não nos traga alegria ou que não tenha mais utilidade. Objetos demais no quarto não são nada práticos, tampouco necessários. Quanto mais peças acumulamos nesse ambiente, maior é a chance dele se transformar num local desarrumado e pouco reconfortante. Bom, como a ideia é expulsar o estresse na hora de dormir, tente um décor puxado para o minimalista, com poucos, mas significativos acessórios. 

Pronto! Agora você já sabe como deixar o seu quarto preparado para a hora de dormir. Agora, se você quiser mais dicas para decorá-lo, estes posts irão te ajudar com certeza: UM SONHO DE QUARTO, DICAS PARA RENOVAR A DECORAÇÃO DO QUARTO e COMO TER UMA CAMA INCRÍVEL

Pinterest