Fotos: MCA Estudio / Divulgação

Montar uma varanda gourmet pode ser um grande desafio, principalmente se a planta não conta com este espaço planejado. É nela que acontecem os churrascos aos finais de semana e onde recebemos amigos e parentes para uma conversa descontraída, em um ambiente preparado para receber este tipo de evento.

A concepção de ter uma varanda “gourmet” nasceu há cerca de 30 anos no Rio Grande do Sul, região brasileira muito conhecida pelo seu churrasco. Conforme os gaúchos passavam a se mudar para apartamentos, surgia a necessidade de encontrar uma maneira de continuar com seus churrasquinhos aos finais de semana, e por isso churrasqueiras passaram a ser implementadas nas sacadas.

A ideia vingou, e não demorou muito para que outros estados seguissem o exemplo e tornassem sonho de consumo a tal “varanda gourmet” em suas plantas. Hoje, estes espaços de convivência contam com outras comodidades, como adegas, cervejeiras, ilhas com banquetas, jardins e cadeiras confortáveis para convidados.

Se você ama receber, está na hora de apostar nesta tendência. Por isso, reunimos três dicas infalíveis na hora de montar a sua varanda gourmet e surpreender como anfitrião no próximo churrasco. Vem conferir!

Primeira dica: pense na sua funcionalidade

Sem dúvidas, este é o primeiro item a ser considerado. Aqui, vale a pena colocar no papel todas as necessidades e atributos que o projeto deve ter e suas problemáticas: o que é indispensável? Qual revestimento escolher? O espaço será afetado pela chuva?

Pensar em deixar o ambiente funcional é uma dica de ouro, afinal, como área externa, deve-se prezar pela praticidade. Na hora de escolher o material da pia, bancada e churrasqueira, lembre-se de que deve ser resistente a manchas, gordura e fuligem. Granito e materiais sintéticos te ajudarão nesse sentido, além de revestimento em azulejos ou pastilhas que facilitam a limpeza e apresentam alta resistência.

Se for possível, inclua uma cortina de vidro isto é, uma espécie de janela de vidro — para aumentar a integração com a sala de estar e evitar inconveniências quando o tempo está chuvoso. Caso não seja possível, opte por pisos antiderrapantes. Ah! E é importante descartar a ideia de colocar estofados com tecido nesta área da casa: além de mofarem caso sejam expostos à chuva, também pegam o cheiro da fumaça da churrasqueira. 

Segunda dica: invista no verde

O verde é o seu maior aliado na hora de dar todo o charme e aconchego à varanda gourmet. Você pode optar por crescer um jardim vertical em uma das paredes ou então cultivar sua própria horta!

Uma mini horta é uma ótima opção para a varanda, afinal além de ser esteticamente interessante para o projeto, também proporciona temperos fresquinhos, colhidos na hora para o preparo das refeições. Para isso, escolha um lugar que receba luz direta do sol por pelo menos seis horas ao dia. Depois, fixe o recipiente escolhido neste espaço, pode ser tanto uma caixinha reciclada, um copo, vaso, caneca ou jardineira… O importante é que tenha furinhos no fundo para a vazão da água.

Uma boa opção para plantar na sua varanda gourmet são temperos, hortaliças e ervas aromáticas. Não há dúvidas de que sua recepção ficará muito mais especial ao colher uma folha de manjericão para finalizar os pratos dos convidados!

Já a instalação de um jardim vertical ou suspenso também oferece diversas vantagens, como ambientes mais frescos, menos conturbados graças à barreira acústica e também mais aconchegantes. O melhor é que sua manutenção é simples, basta regar suas plantas regularmente e podá-las para um ótimo resultado. Algumas espécies recomendadas para este ambiente são: jiboia, bromélia, costela-de-adão, lambari-roxo e samambaia.

Terceira dica: seja um bom anfitrião

O que diferencia uma simples varanda de uma varanda gourmet é sua estrutura para receber eventos. Seja um almoço íntimo com a família ou um churrasco com os amigos, é importante deixar o espaço convidativo e que se baste ou seja, sem aquele vai e vem infinito para a cozinha do apartamento.

Se você é um bom apreciador de vinhos, que tal instalar uma adega na sua varanda? Assim as noites de vinho serão muito mais prazeirosas, e até mesmo uma cervejeira pode ser incluída no espaço. O ideal neste caso é buscar profissionais capacitados para informar a capacidade que a sua adega ou cervejeira deve ter para atender seu estilo de vida

Outro ponto importante é pensar em como acomodar seus convidados da melhor maneira. Já falamos sobre a importância de escolher materiais resistentes à chuva para os sofás e bancos, e agora é preciso considerar sua disposição espacial. Se possível, inclua uma ilha entre a área de churrasqueira e a área social com banquetas ao redor. Isso facilita o fluxo de conversas sem deixar ninguém de fora.

Com tudo isso em mente…

É hora de colocar a mão na massa para montar sua varanda gourmet e deixar seu churrasco ainda mais especial! A seguir, uma seleção de fotos da área gourmet completa de um duplex para te inspirar, assinada pelo escritório A+G Arquitetura.

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉