“A verdadeira vida começa após colocar sua casa em ordem” diz a dócil guru da arrumação, Marie Kondo. A japonesa fez sucesso no mundo todo com seu livro “A Mágica da Arrumação – A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida”, onde ensina as pessoas a organizarem o lar (e de certa forma a vida) em nove passos.

Seu método fez tanto sucesso, que virou uma série em formato de reality show desenvolvida para a Netflix. Para Marie, “Quando você experimentar o que é ter uma casa realmente organizada, sentirá como todo seu mundo ficará iluminado”. Mais do que isso a sua saúde irá agradecer.

Confira 3 benefícios que uma casa limpa e arrumada traz para a saúde.

Seu sistema respiratório agradece!

Uma casa que está há muito tempo sem ser limpa favorece a proliferação de fungos e bactérias. Segundo a consultora do site saudaveleforte.com.br, Angélica Collado, para quem sofre com problemas respiratórios e alergias, o ambiente pode desencadear crises alérgicas, rinites e outras doenças.

“Dezenas de estudos científicos indicam que pessoas pré-dispostas a sofrer problemas respiratórios têm sua situação piorada em ambientes que facilitam a proliferação de fungos e bactérias. O ideal é manter o ambiente sempre limpo e o mais arejado possível, inclusive deixando portas e janelas abertas para a circulação do ar e entrada do sol”, explica Angélica. Com uma casa limpa e arejada você irá respirar muito melhor!

Vale lembrar que é importante lembrar de aspirar tapetes, cortinas e, caso necessário, agendar higienizações e dedetizações profissionais em alguns cômodos. Chega de espirros, não é mesmo?

Controla a ansiedade e o stress

 Há quem diga que o ambiente externo em que convivemos reflete o nosso estado de espírito. Independente disso, está muito claro que uma casa limpa e arrumada pode trazer uma sensação de paz e te acalmar.

Imagine chegar em casa depois de um dia de trabalho e encontrar seu quarto limpo, com a cama arrumada e lençóis limpos te esperando para um descanso depois do banho. Maravilhoso, né?

Agora imagine esse mesmo quarto bagunçado, com meias sujas em cima da cama, lençol amarrotado e roupas pelo chão. Não ajudou em nada a aliviar seu dia estressante, não é mesmo?

Um ambiente com cada coisa em seu lugar traz um ar de calma e organização, o contrário inspira o caos. Uma boa dica para não sobrecarregar a rotina é dividir as tarefas de limpeza e arrumação durante a semana: um dia lave a roupa, em outro limpe a sala e o quarto, etc. Além disso, com cada coisa em seu lugar fica mais fácil você achar aquela chave quando está com pressa e evitar o stress na correria.

Inspira sua criatividade e felicidade

Se você passa todo o tempo livre lutando contra a sujeira e a bagunça, com certeza irá se sentir exausto e zero motivado para renovar o ambiente. Com organização é possível você aproveitar cada ambiente, ser feliz lendo um livro na sala, experimentar novas configurações para o cômodo e exercitar sua criatividade em casa!

Imagens: Unsplash.com