TRPC Arquitetos, Loft do Colecionador – CasaCor Bahia

Home  /  Projetos  / TRPC Arquitetos, Loft do Colecionador – CasaCor Bahia
TRPC Arquitetos, Loft do Colecionador – CasaCor Bahia2019-11-23T11:05:44-02:00
11 2019

TRPC Arquitetos, Loft do Colecionador – CasaCor Bahia

24 nov, 2019 | Mostras, De 50 a 100 m2, Cidade

Project Description

O ambiente assinado pelo TRPC Arquitetos para a CasaCor Bahia 2019 é o Loft do Colecionador. O espaço 60m² foi pensado para ser um ambiente repleto de arte e afetividade. Com a premissa de que todos colecionam memórias, foi projetado para despertar sensações e criar uma atmosfera intimista e aconchegante.

Foi projetado para conferir privacidade sem abrir mão da integração dos espaços, através da organização dos ambientes em volumes que formam superfícies neutras para a exposição das obras de arte de artistas nacionais e internacionais, artesanato e peças de design.

Um dos principais desafios, além do curto prazo, foi a curadoria dos 32 quadros, dentre eles obras de artistas baianos.

Entre os artistas baianos, Mário Cravo, Rubem Valentin, Lara Viana, Almandrade e obras de artistas nacionais como Goya Mujalli, Ricardo Homem, Falves Silva e Alvaro Seixas, cedidos pela Roberto Alban Galeria, combinados com o quadro da artista alemã Mares Schultz, trazido ao Brasil pela família da artista na Segunda Guerra Mundial.

Fazem parte ainda do conjunto exposto no loft, objetos de decoração de lojas parceiras, livros e objetos garimpados em feiras e viagens. Outro desafio foi manter o equilíbrio em um ambiente repleto de relíquias e itens com valor afetivo, além de conciliar peças de design icônicos de Lina Bo Bardi e Carlos Motta, com peças contemporâneas assinadas por nomes como Guilherme Torres, Jader Almeida e Giacomo Tomazzi.

Fotos: Adalberto Vilela.

Profissional: